A MODA AGORA É CORRER - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: TREINADORA TÂNIAMBREDA
Visualizações: 509

A MODA AGORA É CORRER

Entretenimento - Esportes - Estética - Geral - Saúde - 04/11/2019


Lesão em corredores é comum, afetando 19,4-94,4% de corredores anualmente. Uma elevada incidência nos membros inferiores, causando lesões, tais como Tendinites, anterior e / ou dor  lateral nos Joelhos, lesão muscular, fraturas de tendão, ou síndrome de stress Tibial medial, Condropatia patelar,  Lombalgias, é relato comum na literatura científica.


E nos dias atuais, muitos adeptos inexperientes da corrida até mesmo quem nunca fez nenhum trabalho de fortalecimento ou alongamento, se dispõe correr de 5-10km dia. Sem nenhum preparo ou sem noção basica da técnica de corrida.


Mas até que ponto isto é saudável?


Analise pelo lado circulatório, cardiorrespiratório excelente atividade, e ainda assim precisa ser avaliado. Mas e quando pensamos em estruturas funcionais como articulações, músculos e tendões?


Normalmente a maioria nunca fez um trabalho de fortalecimento e alongamento, sendo que a 90% possui alguma alteração relacionada a movimento, muitas vezes estas não afetam no dia a dia, porém quanto a um esforço além do comum e repetitivo, pode trazer alguns prejuízos. A fraqueza dos músculos abdutores por exemplo, responsáveis pelo equilíbrio da marcha e do equilíbrio lateral da Pelve, juntamente com o encurtamento de Adutores levam a rotação interna de Quadril, joelhos (Valgo) e pronação de pés, a marcha estará totalmente fora do alinhamento mecânico, e isto é mais comum do que imagina.


Num estudo deste ano de Christopher et.al ( 2019), conta que a capacidade física de flexibilidade estava comprometida na maioria dos casos avaliados,  amplitude da articulação do Quadril foi bem pobre na maioria dos casos, a rotação interna do Quadril foi mais comum em mulheres e que desenvolveram Síndrome da Banda Iliotibial e Condropatia patelar. Alinhamento de Tornozelo e mobilidade estavam fora dos padrões de normalidade, responsável por Canelites, e dores nos joelhos, além de desequilíbrios de força e flexibilidade entre pares antagônicos, e responsáveis pelo equilíbrio articular também estavam comprometidos.


O mesmo estudo, concluiu que a MENOR rotação interna de Quadril, menor grau de Valgismo de joelhos, menor pronação dos pés, foram fatores importantes para a diminuição da incidência de lesões.


Procure sempre ajuda de profissionais( Fisioterapeuta, Ortopedista e Profissional de Ed. Física)  que poderão te auxiliar antes de começar qualquer atividade física, comece um trabalho de fortalecimento e alongamento especifico para atenuar qualquer alteração de movimento que venha ser gatilho para uma lesão futura, e corra com maior tranquilidade e eficiência mecânica, para manter-se por mais tempo na prática sem lesão e dor.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar