ALTERAÇÕES DOS PÉS, CAUSAM DORES LOMBARES - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: TREINADORA TÂNIAMBREDA
Visualizações: 367

ALTERAÇÕES DOS PÉS, CAUSAM DORES LOMBARES

Estética - Geral - Saúde - 13/08/2019

 


.
O Pé constitui a base de apoio e propulsão para a marcha, sendo considerado um amortecedor dinâmico capaz de suportar, sem lesões, as cargas fisiológicas nele impostas.

Esta capacidade se deve ao arranjo anatômico dos ossos, ligamentos e músculos, e dinamicamente, a adequada cinemática das diferentes articulações. Os movimentos dos pés são responsáveis pela absorção dos impactos, manutenção do equilíbrio e distribuição das forças.

.
O Pé é um importante elemento para a estrutura corporal, principalmente para o sistema postural, pois é meio de ligação com o solo com a capacidade de se adaptar às irregularidades do terreno adequando a postura corporal. Alterações nos Pés podem ser responsáveis por causar desequilíbrios posturais, pois eles se ajustam aos desequilíbrios vindos de estruturas suprajacentes ou podem ao mesmo tempo apresentar uma vertente causativa e outra adaptativa.
.
Alterações nos Pés podem nos levar a um efeito ascendente de alterações posturais como Hálux valgo (joanete); rotação externa ou interna Tibial e Femoral; Genu Varo ou Valgo dos Joelhos; Genu Recurvatum (Joelhos hiperestendidos); pressão anterior sobre o Acetábulo; retroversão ou anteversão da Pelve; verticalização do Sacro; diminuição ou aumento da lordose Lombar.
.
Um estudo feito por Bertoncello (2012), composta por 18 indivíduos, todos do sexo feminino com idade média de 30,45 (±6,25) anos, com estatura média de 1,62 (±0,08) m, massa corporal média de 66,50 (±6,52) kg, com tamanho médio do pé de 35,41 (±2,37) cm. Dos Pés avaliados, foram observadas oito indivíduos com pés planos que é a ausência da curvatura em baixo da sola do pé,  seis pessoas com Pés cavos sem curvatura da sola do Pé, e quatro com Pés normais. Neste estudo, foi bem evidenciada que a alteração do arco longitudinal medial proporciona alterações na curvatura lombar. A diminuição nesse arco (Pés plano) foi o achado mais comum na população estudada e correlacionou-se com o aumento da curvatura lombar, seguido pelo aumento do arco, que se correlacionou com retificação da lombar. A dor se apresentou de forma mais intensa nos indivíduos com pés cavos (curva maior no pé) e retificação lombar em relação aos demais normais.
.
Resumo
Sabe-se que indivíduo com Pé plano apresenta excesso de pronação, a articulação Subtalar não consegue alcançar a posição neutra antes da elevação do calcanhar, tornando a base de apoio instável para a propulsão e um equilíbrio ineficiente do corpo. Houve correlação significativa entre aumento na curvatura lombar e pé plano e entre retificação da lombar e pé cavo em mulheres com queixa de dor lombar.

 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar