Anormalidades na atividade da dopamina cerebral podem diminuir seu desejo de praticar exercícios - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: TREINADORA TÂNIAMBREDA
Visualizações: 371

Anormalidades na atividade da dopamina cerebral podem diminuir seu desejo de praticar exercícios

Comportamento - Entretenimento - Esportes - Estética - Geral - Saúde - 11/12/2020

Durante alguns períodos da vida você passa por dificuldades de conseguir frequentar uma academia. Pois saiba que isso pode não ser apenas preguiça, pode estar relacionado com anormalidades hormonais.
O ambiente obesogênico moderno, caracterizado pelo fácil acesso a alimentos altamente palatáveis, tem diminuído rapidamente nosso tempo gasto em atividades físicas obrigatórias.

Em essência, não somos mais forçados a percorrer longas distâncias e levantar coisas pesadas para adquirir comida e construir abrigo. Porém, a aquisição de alimentos e a sobrevivência não são os únicos motivos pelos quais nos exercitamos. Além da pressão social e do desejo pessoal de permanecer em forma e saudável, as atividades físicas às vezes também são realizadas porque são gratificantes e prazerosas. Assim como a obesidade é frequentemente caracterizada por um certo grau de “dependência” alimentar, as recompensas neurobiológicas associadas à atividade física - como euforia e redução da ansiedade - podem ajudar a explicar por que algumas pessoas se tornam essencialmente viciadas em exercícios.
Esses efeitos parecem ser parcialmente mediados por neurotransmissores, como a dopamina, que afetam o valor da recompensa e a percepção de custo / benefício de uma determinada atividade e, portanto, ajudam a determinar a probabilidade de buscarmos um comportamento específico repetidamente.

Diferenças individuais afetam nossa resposta ao exercício e, embora as pessoas que amam correr ou levantar pesos achem esses tipos de atividades altamente recompensadoras, as pessoas obesas costumam ter anormalidades na atividade de dopamina cerebral que podem ajudar a explicar por que são menos propensas a se envolver em atividades físicas voluntárias e / ou precisa de um estímulo maior para ter a mesma sensação de alguém com funcionamento normal da dopamina. 

Além do mais, existem hormônios que estão intimamente ligados à regulação do peso e aos níveis de atividade é a leptina. A leptina é secretada pelas células de gordura e é responsável por regular o armazenamento de gordura a longo prazo, desencadeando uma resposta no hipotálamo. Quando os estoques de gordura corporal diminuem, a produção de leptina também diminui e o cérebro responde à sinalização reduzida de leptina, aumentando nosso interesse em alimentos e diminuindo o gasto de energia (por exemplo, contrações musculares, produção de calor corporal) na tentativa de restaurar os níveis de gordura corporal. Como a produção de leptina se correlaciona com o tamanho de nossas reservas de gordura, as pessoas com sobrepeso apresentam níveis elevados de leptina circulante sistêmica.

Estes hormônios podem ser desregulados por outros, então importante sempre investigar.

Resumo da opera, muitas vezes não é apenas falta de disciplina, esforço, força de vontade. De atenção aos sinais do seu corpo, como canseira frequente, ao acordar, muito sono durante o dia, ansiedade, irritação, qualidade de sono ruim, indisposição diária, estes sinais podem estar relacionados a anormalidades hormonais, consulte seu medico e faça exames periódicos.

Beijos, e BOAS FESTAS. Até ano que vem. 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar