Armazém de nostalgia - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: É da Campina
Visualizações: 468

Armazém de nostalgia

Comportamento - 09/09/2021


Livro: Ivo Zolet - Fotografia, História e Memória

Quem lembra dos armazéns das décadas de 80 e 90? Tinha nos bairros e no centro, de salame pendurado, à baleiros giratórios, era só escolher onde gostaria de ter um atendimento diferenciado. 
O do seu Baggio era top, ficava na rua José de Miranda Ramos, no prédio onde hoje funciona uma das dezenas de farmácias de Xanxerê. O prédio da família entrou na história de muita gente, assim como o atendimento daquele velho senhor.

Um homem magro, alto, de óculos, com ar de bravo, mas era sereno que só ele. Um empreendedor, que investiu na nossa cidade e permaneceu por anos com seu comércio de portas abertas, sempre fomentando a compra local.

O armazém do seu Baggio, era ponto de parada antes de pegar a subida para ir ao colégio Costa e Silva. Balas e salgadinhos não podiam faltar, para quem tinha umas moedas no bolso. Também valia comprar estalinho, só para perturbar a saída da escola.

Quando o passeio era na Praça Tiradentes, não tinha como escapar de ir até o armazém, pois era tudo mais prático e rápido de comprar. Na verdade, estávamos acostumados com o ambiente.

Um lugar encantador, poderia assim dizer. Com potes, sacos, vasilhames todos bem acomodados em prateleiras e balcões de madeira. Tinha mercadoria para todo o lado, tudo bem organizado e com cheiro que dava fome no cliente.

A balança, para pesar os produtos, era o ponto mais atrativo. Por ela passava quase tudo, desde frutas até feijão, arroz e carne. Muita gente lembra, que não existia essa de verificar a data de validade de nada.

Hoje, há pouquíssimos armazéns pela cidade, porque temos grandes supermercados, até nos bairros. A modernidade é sempre bem-vinda, assim como reviver o que foi bom no passado. Só o tempo para fazer a gente dar valor do simples ao sofisticado.

*Foto tirada do livro Ivo Zolet - fotografia, história e memória, de Neri Gonçalves de Paula e participação de Renan Otovicz Bebber 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

É da Campina
Joimara S.Camilotti, xanxerense, jornalista formada desde 2004. Atuou como repórter e editora em jornais impressos, emissora de televisão e sites. Ganhou o gosto por ser colunista nos últimos anos, com foco no cotidiano de Xanxerê e dos xanxerenses. Instagram: @joimarasc

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar