Cadê a árvore que plantei? - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: É da Campina
Visualizações: 283

Cadê a árvore que plantei?

Comportamento - 02/09/2021

Foto: Internet

Semana de declarar amor à Pátria, um amor que há algum tempo vem sendo lembrado com uma bandeira na sacada, um fogo simbólico, o cantar do hino nacional. Foi o tempo em que esta semana era marcada por uma sementinha, que vinha lá da escola do bairro e chegava até no centro da nossa Campina.

Quem aí já foi na Praça Tiradentes, acompanhado da professora e toda a turma, para plantar uma árvore? Eu fui. E não foi qualquer árvore, não. Na época não entendia muito o significado, além de ser uma maravilha vir a pé do colégio Aparício Farrapo até a praça, para plantar uma árvore.

Não foi qualquer espécie da moda, não. Há um tempo atrás, a gente plantava Pau-Brasil. Sim, a primeira madeira considerada de lei no País, que deixou muita gente poderosa, estampou e estampa móveis belíssimos e que, desde 2004, é considerada em extinção.

E essa extinção tem minha culpa também. Não lembro de ir na Praça acompanhar o crescimento das mudas plantadas, tão pouco nos bairros onde também haviam exemplares.

Até pouco tempo, pelo que pesquisei, Xanxerê só tinha um exemplar de Pau-Brasil. A árvore que dá flores amarelas se encontrava na Praça Tiradentes, sendo o único legado daquela época, e que após um raio acabou morrendo.

Xanxerê é reconhecida pelos seus lindos Ipês: roxo, amarelo, rosa, que estão por toda parte. Seus imensos troncos e raízes já causaram muito desconforto, mas a beleza da floração é inexplicável. Não é por nada que foram tombados como patrimônio histórico.

Precisamos reviver o espírito da importância de deixarmos legados para a nossa natureza. De ter uma história sobre cada planta que ganhou morada na nossa praça do centro ou do nosso bairro. Nossos canteiros centrais chamam por vida e bem sabemos, que temos muitos xanxerenses que amam cuidar muito bem do seu habitat.

Por mais amor à Pátria das Árvores!

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

É da Campina
Joimara S.Camilotti, xanxerense, jornalista formada desde 2004. Atuou como repórter e editora em jornais impressos, emissora de televisão e sites. Ganhou o gosto por ser colunista nos últimos anos, com foco no cotidiano de Xanxerê e dos xanxerenses. Instagram: @joimarasc

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar