Cenários - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Cobras e Lagartos
Visualizações: 1415

Cenários

Política - 08/06/2015

As marcas do tornado ainda estão bem visíveis em alguns locais da cidade. Muito entulho para ser recolhido, postes com braços quebrados, locais onde as estruturas estão ameaçando desabar. Também há um outro cenário bem visível, o da reconstrução. Há ruas em que os trabalhos do lado direito vão de vento e polpa, com casas sendo reerguidas, enquanto no outro sentido da via ainda não ocorreram mudanças. Espera-se que tão logo possamos restabelecer a ordem e poder deixar só nas lembranças as marcas da destruição.

Licitação distrito industrial
Matéria em edição da semana passada, deste jornal, informava referente o andamento da liberação de terrenos no Distrito Industrial Pedro Bortoluzzi, localizado às margens da BR- 282. Na ocasião, fomos informados de que apenas uma empresa havia entrado com liminar na justiça, após ser desclassificada por falta de documento. No entanto, na sexta-feira (05), a informação que nos chegou é de que quatro empresas entraram com mandado de segurança.

Sem sinalização
Há quem chame a atenção para locais públicos que foram praticamente destruídos pelo tornado e que oferecem riscos a quem adentrar no espaço. Com paredes a cair, ferros retorcidos e muita fiação, tem espaços que não estão sinalizados indicando que é proibida e entrada. O ideal é que não haja essa necessidade, porém sabemos que na euforia de fotografar, de ver mais de pertinho, muita gente abusa e aí poderemos ter consequências. Talvez só uma fita já assuste e evite essa atitude.

Enquanto isso...
Com o contingente de gastos do governo do estado, se torce para que as obras do colégio Neusa Lemos Marques, situada no Bairro dos Esportes, que foi arrasada pelo tornado, saia do papel. Boa vontade já se viu que tem para a reconstrução, mas sabemos que se precisa de verbas para a obra acontecer. Enquanto isso, há que se dar uma atenção ao local para evitar que o espaço ocioso vire “casa” de malandros.

100 lixeiras
Agora xanxerenses não poderão mais justificar o lixo no chão por falta de local adequado. Na sexta-feira (05) o secretário de Obras, Jorge Antoniolli, já cuidava pessoalmente dos preparativos para o lançamento oficial da campanha “Jogue limpo com a sua cidade”, em que 100 lixeiras serão espalhadas pelas principais ruas do município. Quem passou pela Praça Alcides Bernardi pôde levar uma muda de árvore em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Haja espera
E a demora nas agências bancárias em plena sexta-feira, dia 05, depois de um feriado! O tempo de espera, dizem os clientes, saltou dos limites permitidos. É bem provável que nos próximos dias o Procon inicie os trabalhos de orientação novamente, visando a fiscalização do tempo em filas, caso as agências não cumpram, a questão vai ficar passível de multa. Até então, a fiscalização não vem ocorrendo por estar em busca na lei de quem é a responsabilidade e o poder para tal finalidade.

BNDS
O governo detalhou na sexta-feira (05) como funcionarão os limites de financiamentos referenciados pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), praticada pelo BNDES. O objetivo é estimular a emissão de títulos pelo setor privado para fomentar o mercado de capitais e criar melhores condições para a retomada do investimento no país. A partir de agora, o acesso ao percentual máximo de crédito referenciado por TJLP nos financiamentos do BNDES passará a ser condicionado à emissão de um valor mínimo de debêntures (títulos de renda fixa mais longos). A TJLP está fixada hoje em 6% – a menor taxa disponível.
As novas regras valem para empresas com receita bruta anual acima de R$ 1 bilhão de reais e que tomarem a partir de R$ 200 milhões. Emitindo debêntures (o que equivale a buscar recursos no mercado, fora do BNDES), essas empresas terão direito a 50% de financiamento referenciado na TJLP, com o restante sendo referenciado em outras "moedas", como Selic e IPCA. Sem emissão de debêntures, esse percentual cai para 25%. (fonte: Globo)

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar