DESVIOS POSTURAIS E LOMBALGIAS - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Tania Mara Breda
Visualizações: 361

DESVIOS POSTURAIS E LOMBALGIAS

Entretenimento - Esportes - Estética - Geral - Saúde - 26/06/2020

Até um tempo atrás não ligávamos muito para a postura, forma com que seu corpo se adapta, ao seu trabalho, esportes, rotinas etc. Ainda bem que isso vem mudando, e podemos então, refletir sobre como nos movemos, e a importância da qualidade de se movimentar.

E com o passar dos anos, adquirimos, padrões de movimento que se alteram, dificultando o equilíbrio postural.  O equilíbrio postural é composto de uma sucessão ascendentes de desequilíbrios controlados pela musculatura tônica (esse tem facilidade ao encurtamento). Cada segmento do nosso corpo, pés, Quadril, Coluna, Cintura Escapular, Cabeça, devem estar equilibrados. E esse equilíbrio será condicionado pelos segmentos corporais adjacentes. (Carneiro, 2003)

Esses desequilíbrios são causados tanto pelo sedentarismo, quanto pelas atividades que exercemos durante nossa vida, quanto pela forma que executamos exercícios com sobre carga ou esportes específicos executados de forma equivocada, desta forma temos consequências na biomecânica articular, causando hipermobilidades(mobilidade exagerada) em algum segmento, e  estruturas hipomoveis (pouco ou nada móvel), fatores que desencadeiam lesões e dores articulares, uma delas é a lombalgia.

Esses padrões alterados induzem a movimentos imprecisos, gerando ações musculares compensatórias e isso expõe as estruturas envolvidas a microtraumas que podem evoluir para macrotraumas.

ALTERAÇÕES MAIS COMUNS QUE PODEM DESENCADEAR LOMBALGIA

Pronação dos pés (pisada caída para dentro), levando suas Tíbias a uma rotação interna, uma coxa também em rotação interna que colocara sua Pelve em anteversão, e por consequência uma hiperlordose lombar, afetando seu pensionamento e estabilidade nos exercícios. Esses desequilíbrios sugerem fraqueza de rotadores externos e abdutores do Quadril (grupo dos Glúteos e OGGPQ), além de encurtamento de Adutores da coxa (parte interna das pernas) afetando equilíbrio lateral da Pelve durante a marcha.

Fraqueza de transverso também pode estar relacionado com lombalgias, o músculo Transverso do abdome ao ser ativado, ativa automaticamente Multifidos, músculos estabilizadores da coluna. Caso seu transverso esteja fraco ou em inibição, você não conseguira estabilizar seu tronco, outra vez temos instabilidade, bem comum dores lombares pela fraqueza de transverso.
Encurtamento de Flexores do Quadril, Iliopsoas, Reto femoral, podem trazer a Pelve em anteversão, causando hiperlordose lombar, o alongamento aqui é muito importante, para equilibrar a Pelve. Na fraqueza destes músculos poderemos ter o quadro inverso e a Pelve se colocara em retroversão, apagando a curvatura lombar.

Escolioses C e S, essas também podem ser responsáveis por lombalgias, alteram o posicionamento ideal das curvas da coluna, nestes casos é interessante saber quais exercícios podem ser menos prejudiciais para que essa não seja agravada. Na escoliose poderemos ter desvios pélvicos que podem causar dor durante a execução de alguns exercícios.

PAPEL DE UM PERSONAL TRAINER

Cada quadro e individuo deve ser avaliado, de forma que você possa identificar estas alterações e fazer com que sua prescrição tenha o objetivo de restabelecer o equilíbrio postural, para que ela tenha maior eficiência nos movimentos, e utilize os músculos corretos para cada ação, evitando compensações e sobre carga exagerada nas estrutura, prevenindo assim lesões e dor. A musculação e alongamento entram aqui com grande importância no intuito de melhorar qualidade de vida e estética.

Melhor prevenir do que remediar.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar