Drenagem Linfática manual não é apenas questão estética! - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Estética e Bem-Estar
Visualizações: 313

Drenagem Linfática manual não é apenas questão estética!

Estética - Geral - Saúde - 07/02/2020

 

A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem que, através de várias manobras suaves, visa drenar o excesso de líquido no interstício. Além de eliminar toxinas, possui benefícios importantíssimos para o sistema circulatório, pois estimula a circulação sanguínea.


O sistema linfático é um sistema vascular que se assemelha ao sistema sanguíneo, o que os diferencia é que no sistema linfático não há um órgão bombeador central. Ele é uma via secundária por onde líquidos, proteínas e células vindas do interstício, são devolvidas a corrente sanguínea.  É formado por capilares linfáticos, linfa, vasos linfáticos, linfonodos, troncos linfáticos e ductos linfáticos.


A água corporal está dividida entre o meio intracelular (LIC) e extracelular (LEC). As forças fisiológicas que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio de água entre esses dois espaços são as forças de Starling que são as pressões hidrostáticas e oncóticas. A pressão hidrostática é uma força exercida pelos líquidos que tende a expulsar o líquido do meio intracelular. Já a pressão oncótica é uma força que atrai a água para o meio intracelular. OS desequilíbrios nestes meios que favoreçam a filtração de líquido para fora do espaço vascular ou que danifiquem o retorno do fluído do espaço intersticial através da linfa, conduzem ao desenvolvimento do edema (inchaço).
Através de técnicas manuais com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, a drenagem linfática manual mobiliza a linfa, retirando o acúmulo de líquidos de regiões onde estas se acumulam, resultando na melhora da circulação e oxigenação do local.


É indicado para: redução de edemas e linfedemas, fibro edema gelóide (celulite), insuficiência venosa crônica, cefaleias, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, fadiga, dores nas pernas, irritabilidade, ansiedade, pré e pós cirurgias. Suas contraindicações são: infecções agudas, insuficiência cardíaca descompensada, trombose, flebite, tromboflebites, síndrome seno carotídeo, hipertensão, certos tipos de afecções da pele, câncer, asma brônquia e bronquite asmática, hipertiroidísmo, reações alérgicas agudas, insuficiência renal dependente de diuréticos ou diálise. 


A drenagem linfática manual ativa eficientemente o sistema linfático, reduz feridas, sensações de cansaço, dores, proporciona ganho de amplitudes de movimentos, bem-estar e melhoria da saúde em todo o organismo, sendo potente não só em tratamentos estéticos, mas preventivos, curativos em pré e pós operatórios.
Portanto, estética é saúde, os benefícios estéticos são consequências de todos os benefícios que a drenagem proporciona à saúde. Procure sempre um profissional qualificado.

 

 

 

Um abraço, Raquel.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Estética e Bem-Estar
Graduada em Cosmetologia e estética pela faculdade do Vale do Itajaí, especialista em Dermopigmentação com pós graduação na área pela faculdade CINTEP. Além de muitos cursos, nacionais e internacionais, com profissionais renomados na área da estética, maquiagem e dermopigmentação.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar