EMPATIA: COMO ESSA HABILIDADE PODE FACILITAR A SUA VIDA - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Marina Benedetti
Visualizações: 459

EMPATIA: COMO ESSA HABILIDADE PODE FACILITAR A SUA VIDA

Educação comportamental - Comportamento - 22/06/2020

 

No texto passado eu falei sobre softskills... e a empatia também é uma dessas habilidades que aprendemos com a prática. E vou te contar mais: A empatia é uma das habilidades mais importantes que você pode ter.

Isso porque, essa habilidade permite que você faça uma conexão maior com as pessoas que estão no seu convívio e com isso, você tem mais sucesso pessoal e profissional.

De acordo com Krznaric, no livro “O poder da empatia“, ela “é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações” (p. 10).

 

A chave para a empatia começa no trabalho de não julgar as pessoas. Colocar-se no lugar do outro ao invés de só ficar apontando o dedo. É importante observar também, que usar a sua visão do mundo para avalidar a experiência dos outros e fazer aquilo que você gostaria que fosse feito pra você, NÃO é ser empatico. Porque você está supondo que as necessidades do outro, são as mesmas que as suas e geralmente elas não são.

Como seres humanos, somos compostos pelas somas das nossas experiências, você nunca vai conseguir saber quais foram as experiências pela qual o outro passou, mas, ser empático é colocar de lado o "eu não faço assim" e entender que tudo bem o outro ser diferente e te necessidades diferentes

A empatia te ajuda em vários outros pontos também:

  • Você torna-se um melhor líder, pois conhece os seus liderados;
  • Você cria uma capacidade de comunicação melhor;
  • Amplia o seu potencial de resolução de conflitos, pois tenta entender o que o outro está fazendo;
  • Lida melhor com a negatividade das outras pessoas, pois passa a entender melhor os seus motivos e medos.


Agora, vamos falar sobre como por em prática esse conceito?


O primeiro passo é simples: ouça melhor o que os outros têm a dizer. Ouça com a intenção de ouvir, não de responder. Quantas vezes você escuta a pessoa, por realmente estar interessado no conteúdo e sem ficar matutando respostas?
O segundo, é procurar conhecer a motivação da pessoa que fala com você, com esses dois passos você já consegue ter visões mais amplas e com isso, fica mais fácil de ser empático.


Lembre-se sempre, todas as pessoas que encontramos estão lutando uma guerra, que você não sabe nada sobre, portanto: seja gentil.

Até mais!
Marina Benedetti

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Marina Benedetti
Graduada em Análise de Sistemas pela UNOESC e Instrutora do DeROSE Method, uma ferramenta de desenvolvimento comportamental que busca trazer qualidade de vida utilizando técnicas de respiração, meditação e bons hábitos. Apaixonada pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Instagram: @MarinaBenedetti_ Whatsapp: (49) 9 9951 2962

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar