LOMBALGIA - CAUSAS - SINTOMAS - TRATAMENTO - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: TREINADORA TÂNIAMBREDA
Visualizações: 479

LOMBALGIA - CAUSAS - SINTOMAS - TRATAMENTO

Entretenimento - Esportes - Estética - Geral - Saúde - 02/06/2020

Lombalgia se trata de dor localizada na região da Coluna Lombar baixa, segundo dados divulgados da Organização Mundial da Saúde, 80% das pessoas em algum momento da vida terá episódios de dor Lombar.
Algumas pessoas relatam apenas um leve incomodo na região lombar, algumas tem episódios mais fortes, as vezes até incapacitantes.
O problema é bastante comum entre a população, sendo que a OMS acredita que a maioria dos adultos provavelmente sofrerá, pelo menos uma vez, algum episódio de lombalgia durante a vida — a maior faixa de incidência está entre 35 e 55 anos.

Os sintomas mais comuns são justamente a dor na região inferior da coluna vertebral, que fica aproximadamente na altura da cintura. Inicialmente ela tende a surgir de forma discreta, mas com o tempo pode ficar mais intensa — inclusive irradiando para áreas como as pernas (mais especificamente a parte posterior da coxa).

Então, a pessoa começa a apresentar outros sinais no seu dia a dia como fraqueza e dificuldade de fazer movimentos simples, como pegar um objeto no chão ou subir escadas.
Em vista disso, toda a sua vida e sua rotina podem ser afetadas se ela não procurar um tratamento adequado. Que alias é uma das principais causas de afastamento de suas funções.

Causas mais conhecidas:

• má postura corporal, disfunções de movimento;
• inflamações ou infecções;
• fraturas e lesões;
• hérnia de disco;
• artrose (desgaste da cartilagem que protege as articulações);
• sedentarismo;
• trabalho repetitivo sem os cuidados ergonômicos necessários etc;
• problemas emocionais, estresse e depressão podem vir acompanhadas de dor lombar.

O mais indicado para tratamento sempre será procurar um médico especialista, pode ser necessário exames de imagem para que a causa seja identificada e diagnosticada.

É muito importante adotar medidas de prevenção para evitar que mais episódios ocorram:

• fazer exercícios físicos, musculação e alongamento regularmente são ótimos para prevenção, estes devem ser prescritos individualmente com base na Avaliação Física Postural (de preferência com reforço muscular orientado);
• manter uma boa postura durante o dia, com atenção especial no ambiente de trabalho, cadeiras, mesas apropriadas para o seu tamanho;
• investir em um bom colchão;
• fazer fisioterapia preventiva, RPG é uma intervenção muito importante. melhora da respiração, o fortalecimento dos músculos, entre outros — isto é, todo o equilíbrio corporal é promovido, deixando a pessoa com mais autonomia e afastando dores e doenças.

PREVENÇÃO é a melhor arma de combate, seja ativo físicamente, faça exercícios físicos, alongamentos deve sempre estar na sua rotina, os cuidados diário com a postura, identicações de fraquezas e encurtamentos musculares que somente um fisioterapeuta e um profissional de Educação Física podem reconhecer e trabalhar para a reorganização do equilíbrio corporal global. 

Próximo artigo tratará do assunto, padrões de alteração de movimento que podem causar lombalgias. Até lá...

 

 

 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar