MINDFULNESS: COMO CONTROLAR SUAS EMOÇÕES E DIMINUIR A IMPULSIVIDADE - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Marina Benedetti
Visualizações: 295

MINDFULNESS: COMO CONTROLAR SUAS EMOÇÕES E DIMINUIR A IMPULSIVIDADE

Geral - 02/12/2019

Uma questão bem legal que surgiu foi o uso do mindfulness para o controle da impulsividade.
Quando se fala em impulsividade, já automaticamente ligamos ao emocional, isso porque estamos diariamente condicionados a agir automaticamente e nos deixando levar pelas emoções. O mindfulness utilizado como um processo de atenção maior ao que estamos sentindo pode ser muito eficaz sim e acho que aqui vai uma primeira dica:
Reconheça o poder das suas emoções
 

Nós somos seres extremamente emocionais sim (por mais que gostamos da definição de seres altamente racionais) boa parte das nossas decisões são tomadas no calor do momento e com base em impulsos movidos pelos sentimentos. Ter essa ciência do quanto as emoções influenciam sobre a nossa vida é o primeiro passo para nos relacionarmos melhor com elas e também com nossos impulsos. Trabalhe isso!

Além das emoções a capacidade de direcionar a sua própria atenção é um fator também importante, assim você consegue escolher no que vai prestar atenção, sem deixar sua mente a deriva evitando que você deixe de ter controle das suas escolhas e decisões, deixe de estar no piloto automático.

Isso é muito importante para pessoas que lutam contra dependências, até mesmo emocionais: a falta de consciência nas escolhas faz com que continuemos a repetir padrões negativos de comportamento, padrões que podem até nem terem sido desenvolvidos por nós, mas que são determinados pela sociedade.

Para conseguirmos desativar esse piloto automático não é só uma questão de força de vontade mas, envolve funções cerebrais e mentais complexas que são melhor administradas quando realizamos treinamentos de mindfulness e meditação.
Resumindo, o mindfulness você pode treinar durante todo o dia com essas dicas:

  • Observe-se com mais consciência: preste atenção nas sensações e observe como seus pensamentos, sentimentos e ações interagem entre si;
  • Faça as coisas com mais atenção: evite distrações e agir de forma automática;
  • Busque encontrar palavras certas para descrever o que você está pensando ou sentindo naquele exato momento, é uma técnica legal, que busca "nomear" o que você está pensando ou sentindo;
  • Busque observar, mas não criticar excessivamente o que você está fazendo ou vivenciando, você não precisa emitir julgamentos negativos.

O mais importante de tudo é: observarmos nossas emoções não com o intuito de não sentir, mas sim de controlar impulsos que ocorrem devido a elas. Se permita sentir e observar-se diariamente, o auto estudo é o mais importante!

Ah e se você quer saber mais sobre mindfulness, entre nesse link e receba um e-book grátis sobre esse conteúdo!

http://metododerosecentrocivico.org/ebook-meditacao-gratis/

 

Até mais!

Marina Benedetti

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Marina Benedetti
Graduada em Análise de Sistemas pela UNOESC e Instrutora do DeROSE Method, uma ferramenta de desenvolvimento comportamental que busca trazer qualidade de vida utilizando técnicas de respiração, meditação e bons hábitos. Apaixonada pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Instagram: @MarinaBenedetti_ Whatsapp: (49) 9 9951 2962

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar