WhatsApp
49 9 9964.1833
Por: De Olho na City
Visualizações: 814

O Horário de trabalho nas Prefeituras

Geral - Política - 11/05/2017

Publicado na Coluna PAINEL REGIONAL
Jornal Folha Regional edição 10/05/2017

 


Já foi muito comum no passado as prefeituras adotarem o turno único e com isso o expediente ser normalmente apenas pela manhã. O argumento sempre foi a necessidade de reduzir custos.

Nos últimos anos, no entanto isso diminuiu e principalmente a nova “safra” de prefeitos que assumiram no inicio deste ano vem adotando outro modelo, preferindo reduzir custos com uma gestão mais eficiente, mas mantendo os horários de trabalho e de atendimento o dia todo. Tanto que atualmente das 14 Prefeituras da região da AMAI somente 2 ainda insistem em turno único, sendo elas Xanxerê e Bom Jesus.

Em geral as pessoas não entendem porque as portas de uma prefeitura não ficam abertas no chamado “horário comercial”?. 
A quem interessa manter o turno único?   A População concorda com isso? São perguntas que deveriam ser respondidas.

________

A lesgilação não considera ilegal a adoção do turno único, sendo isso uma decisão que deve ser tomada pelo Prefeito de cada município e formalizada através de decreto municipal.  

O assunto não chegou a ser tema especifico no Tribunal de Contas de SC, mas no Rio Grande do Sul, no entanto o Tribunal de Contas e a Federação dos municipios estabeleceram alguma normas como recomendação para que isso ocorra e fiscaliza regularmente as prefeituras.


REGRAS PARA TURNO ÚNICO NO RS

O que deve ser observado

1 – Servidor em turno único não pode fazer hora extra, pois já ganha sem trabalhar duas horas por dia, no caso de carga de 40 horas semanais.

2 – Setores prioritários, como saúde e educação, não podem funcionar em turno único.

3 – A lei que estabelece o turno único não tem força para modificar a carga horária do servidor, definida por lei específica de criação de cargo e função e que motivou o edital do concurso público.

4 – O turno único não pode ser medida sistemática do poder público, mas tem que ter data definida para iniciar e encerrar.

5 – Finalmente, o gestor deve comprovar que o turno único porporcinou economia ao erário.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Voltar