Tudo Sobre Xanxerê
49 9 9920.1584
Está na hora de dar uma segunda chance à meditação, principalmente, se você nunca levou a prática tão a sério ou é do tipo que simplesmente “não consegue desligar”.
Mas antes, quero que você tenha bem claro na sua mente que, os benefícios, as melhorias proporcionadas por uma prática de meditação não devem deturpar o seu maior objetivo, que vai muito além do seu físico: a viagem interna, o autoconhecimento.
A linhagem que eu sigo, quando venho falar aqui pra vocês sobre meditação é uma filosofia naturalista e sensorial. Não tem nada de espiritual, são exercícios para o seu cérebro.
É por isso que hoje eu vou apresentar, os efeitos da meditação no cérebro de acordo com essa pesquisa científica aqui.
Se pudéssemos definir somente uma palavra, para todas as mudanças e efeitos que a técnica proporciona para o corpo e o cérebro, a palavra seria: "neuroplasticidade". Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, neuropasticidade é "a capacidade de mudança e adaptação do sistema nervoso, do ponto de vista estrutural ou funcional, ao longo do desenvolvimento ou quando sujeito a experiências ou estímulos novos."
Isso quer dizer que quando você treina meditação, você desenvolve algumas regiões do seu cérebro, indicando maior atividade e também aumenta o numero de conexões.
Maior atividade e crescente número de conexões neurológicas. A atuação positiva na região está ligada diretamente a melhoras na memória.
Liberados durante o esforço, sobretudo em atividades mais desgastantes, os radicais livres aceleram processos de envelhecimento. A meditação protege esse quadro, combatendo inflamações sistêmicas e proporcionando um cenário mais equilibrado ao organismo.
Considerada uma “área nobre” do cérebro, está ligada às funções de execução da mente como a tomada de decisão. Conforme envelhecemos, ela tende a diminuir – situação inibida pela meditação.
Considerada nosso “cérebro primitivo”, a amígdala tem sua atuação suavizada, o que traz avanços tanto na reatividade como na passividade, sempre que uma ou outra for acionada.
Aumenta a qualidade no sono e ajuda na recuperação de forma geral.
*Dados do IBT instituto.
Eu quero ensinar pra você que tem interesse não só nos beneficios a fazer essa técnica que eu pratico há mais de 6 anos e ensino aos meus alunos. Por isso criei um canal no Telegram, sem custo, aonde irei fornecer materiais pra te ajudar a meditar.
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.
Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.