PAIS ATIVOS, FILHOS SAÚDAVEIS - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: TREINADORA TÂNIAMBREDA
Visualizações: 180

PAIS ATIVOS, FILHOS SAÚDAVEIS

Comportamento - Entretenimento - Esportes - Estética - Geral - Saúde - 05/01/2021

Para começar o ano, primeiramente desejo que você tenha muita saúde e disposição para se exercitar.


Pais ativos filhos saudáveis. O que você come? O que você oferece para comer? Você incentiva a prática de atividade física? Você pratica alguma?


Obviamente que isso não é uma regra, podemos encontrar pais totalmente ativos e filhos obesos, tenho isso dentro da minha própria casa. E não é por falta de exemplo ou incentivo.
Porém alguns estudos conduzidos em roedores - demonstraram que a prática regular de atividade física, por mães e pais, tem efeitos benéficos notáveis sobre a saúde dos filhos, incluindo a prevenção do desenvolvimento de doenças metabólicas à medida que estes envelhecem.
.
Em uma revisão de literatura recém-publicada na revista Nature Metabolism, Kusuyama e Colaboradores (2020) investigaram os benefícios do exercício materno e paterno no combate ao desenvolvimento da disfunção metabólica na prole adulta.
.
Os Autores discutem descobertas recentes sobre os papéis da placenta e do esperma na mediação dos efeitos do exercício parental sobre a saúde metabólica da prole, bem como os mecanismos supostamente subjacentes a essas mudanças benéficas.
.
Além dos hábitos nutricionais; tanto da mãe, quanto do pai; a prática regular de exercícios interfere diretamente na saúde da prole. Alterações no meio intrauterino e na fisiologia do esperma são sensíveis ao comportamento de mães e pais, respectivamente, e podem resultar em efeitos metabólicos que hão de permanecer por toda a vida da prole.
.
Ademais, o exercício materno pode melhorar a saúde metabólica de filhos adultos e, ainda, prevenir os efeitos prejudiciais das dietas com alto teor de gordura - dos pais - na saúde da prole.
.
Segundo os Autores; consideradas as epidemias mundiais de obesidade e diabetes tipo 2; se tais descobertas se traduzirem em humanos, a prática regular de exercícios durante os anos reprodutivos pode limitar a propagação do risco metabólico entre gerações.


Então se você pretende ter filhos, fique sabendo que seus hábitos influenciam diretamente sobre a saúde e qualidade de vida dos seus filhos ainda como feto. CUIDE-SE, MOVIMENTE-SE, DÊ QUALIDADE A VIDA.

REFERÊNCIA
Joji Kusuyama1,2, Ana Barbara Alves-Wagner1,2, Nathan S. Makarewicz1 and Laurie J. Goodyear. Effects of maternal and paternal exercise on offspring metabolismo.  Nature metabolismo. 14 de setembro de 2020.

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar