Sedentarismo e o risco iminente! - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Tania Mara Breda
Visualizações: 611

Sedentarismo e o risco iminente!

Entretenimento - Estética - 15/07/2019

Olá amigos, hoje vou falar um pouco sobre  o  "SEDENTARISMO E O RISCO IMINENTE" e fazer uma reflexão!

Segundo dados do IBGE em sua última pesquisa feita sobre sedentarismo no Brasil em 2015, 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física, A falta de prática esportiva ou atividade física é mais frequente entre as mulheres: duas em cada três não se exercitaram (66,6%). Entre os homens, em 2015, esse percentual foi de 57,3%, segundo o IBGE. Estima-se que esses números sejam crescente ano após ano.

Segundo Maria Lucia Vieria, gerente da Pesquisa, "Isso se deve pela falta de hábito durante a infância, sabemos que que nessa fase inicial precisa de um estímulo da família para que as crianças façam atividade física e o corpo se acostume e sinta falta de estar em movimento ao longo da vida".

É até certo ponto aceitável essa justificativa ao ver que hoje os meios eletronicos comandam a grade massa não apenas de jovens e adolescente mas adultos também. Por trás dessa curtina de fumaçca escondem-se pessoas depressivas, inseguras que se escondem em seu mundo invisivel vivendo uma vida virtual abdicando da vida real.

Essa perigosa troca tem alto preço a ser pago e a divida é cobrada através do corpo cansado mentalmente e bombardeado fisiológicamente com a falta de atividade física, alimentação de péssima qualidade resultando em o eu chamo de “pessoas perfeitamente saudaveis e doentes”.

As justificativas giram em torno da falta de tempo, situação financeira, falta de objetividade com o corpo, aceitação social e claro o “Status Quo” dos likes e comentários.

Entre vítimas e acusadores todos são culpados por essa epidemia, basta uma circulada nas redes sociais para perceber o forte apelo aos padrões estéticos a a busca pelo corpo perfeito criando um exercíto que marcha ao encontro do desequilbrio entre o corpo e mente coforme Leandro Galende explica que a Organização Mundial da Saúde define saúde “não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.

Exercício físico e alimetação são como remédios naturais quando tomados na dose certa porém, o excesso ou a falta pode torná-lo prejudicial a médio longo prazo e o que era para ser prazer virá dor.

 

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Tania Mara Breda
Profissional de Educação Física. Personal Trainer. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia. Especialista em Reprogramação Postural, Musculação e Alongamento. Acadêmica de Nutrição Palestrante e Consultora on-line. www.instagram.com/taniamarabreda

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar