SUA RESPIRAÇÃO AFETA O SEU CÉREBRO - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Marina Benedetti
Visualizações: 111

SUA RESPIRAÇÃO AFETA O SEU CÉREBRO

Educação comportamental - Comportamento - 22/02/2021

 

 

Respirar não é apenas para oxigênio, sabia? O ato respiratório está ligado à função e comportamento do seu cérebro.

Os cientistas da Northwestern Medicine descobriram que o ritmo da respiração cria atividade elétrica no cérebro humano que aprimora os julgamentos emocionais e a lembrança da memória.

"Uma das principais conclusões deste estudo é que há uma diferença dramática na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inalação em comparação com a expiração", disse a principal autora Christina Zelano, professora assistente de neurologia da Northwestern University Feinberg School of Medicine.

"Quando você inspira, descobrimos que você está estimulando neurônios no córtex olfativo, amígdala e hipocampo, em todo o sistema límbico".

O estudo foi publicado em 6 de dezembro no Journal of Neuroscience.

É graças a respiração e a conexão com o cerebro, que respirando profundamente permitimos que o noso corpo reconheça e entenda mais rapidamente uma emoção que esteja presente, ao mesmo tempo, conseguimos exercer um melhor controle sobre ela. 

É como se a respiração fosse o controle remoto para o cérebro, ao inspirar, ativamos nossas faculdades da autoconsciência e autorregulação emocional;

ao expirar, ativamos o sistema parassimpático, que recupera o organismo dos efeitos de uma forte emoção.

 

Eu sempre falo que não é só respirar. E você, como tem respirado? ✨

 

Até mais

Marina Benedetti

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Marina Benedetti
Graduada em Análise de Sistemas pela UNOESC e Instrutora do DeROSE Method, uma ferramenta de desenvolvimento comportamental que busca trazer qualidade de vida utilizando técnicas de respiração, meditação e bons hábitos. Apaixonada pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Instagram: @MarinaBeenedetti Whatsapp: (49) 9 9951 2962

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar