VENDA CASADA É CRIME! - Blogs e Colunas - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Por: Direitos do Consumidor
Visualizações: 380

VENDA CASADA É CRIME!

Geral - Negócios - 17/12/2019

 

"Venda Casada, você pode nem perceber, mas já deve ter contratado serviços sem solicitar ou ter ciência!
O consumidor que realiza compras no comércio, já deve ter sido vítima, ou provavelmente será, de tentativa de venda casada.
A prática de venda casada configura-se sempre com a tentativa de condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem/serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.


A prática pode se dar na compra de um eletrodoméstico, com a aquisição de “garantia estendida”, na compra de aparelho celular com a vinculação de plano de telefonia, abertura de conta bancária, com contratação de cartão de crédito ou serviços vinculados a conta, o financiamento de veículo com a contratação de seguro, entre tantas outras situações.
Isso, quando há informação por parte do vendedor, e não a simples vinculação sem sequer o prévio esclarecimento ao consumidor.

 

Venda Casada é Crime!


A conduta descrita é vedada pelo inciso I do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), caracterizando infração administrativa, contudo além disso, configura crime as relações de consumo (Lei 12.529/11, Art. 36, § 3º, XVIII - subordinar a venda de um bem à aquisição de outro ou à utilização de um serviço, ou subordinar a prestação de um serviço à utilização de outro ou à aquisição de um bem;).


Portanto, para valorizar o seu dinheiro e não contratar serviços/produtos desnecessários, verifique os termos da compra, os documentos que solicitam assinatura, questione o vendedor, e não se deixe enganar. Avalie se a contratação/compra apresenta benefícios e faça bons negócios para você e para seu bolso, ocorrendo venda casada, denuncie as práticas abusivas aos órgãos de proteção e defesa do consumidor."

Mais posts do autor
Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
este post

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

O Blog

Direitos do Consumidor
WINICIUS PERTILLE - Graduado em Direito com especialização em processo Civil e do Trabalho. Servidor Público na área de Direito do Consumidor.

Opiniões expressas nos blogs e colunas por meio de suas publicações são de exclusiva responsabilidade do autor, não passam por qualquer controle de edição, editoração ou conteúdo e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.

Blogueiros & Colunistas

Ver todos os posts

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltar