WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Geral, Social - 07 Jul 2018 08:11

1º Dia de Campo de Zootecnia estuda Espécies Forrageiras

Por: Aline Tonello
Visualizações: 457
1º Dia de Campo de Zootecnia estuda Espécies Forrageiras (Fotos: Unoesc Xanxerê)

Uma área de terra destinada ao curso de Zootecnia na Unoesc Xanxerê possibilitou a implantação de um Campo Agrostológico com espécies forrageiras de verão, no segundo semestre de 2017, e espécies forrageiras de inverno, no primeiro semestre de 2018.

Desta forma, foi possível realizar o 1º Dia de Campo – Forrageiras de Inverno, no sábado (30). A proposta de avaliação do componente curricular de Forragicultura I, foi de que cada aluno deveria preparar, semear e monitorar uma parcela com espécie forrageira de inverno. A partir desta atividade surgiu a ideia de realizar o Dia de Campo, com este tema e sob a condução dos próprios acadêmicos da 5ª fase.

Participaram do evento professores, acadêmicos, pais e convidados. Os acadêmicos da 9ª fase de Zootecnia foram os avaliadores, junto com o professor do componente curricular de Forragicultura I, Gustavo Krahl, atribuindo as notas para cada aluno que estava apresentando a sua espécie forrageira.

Os acadêmicos elaboraram relatório contendo informações coletadas ao longo do período de cultivo, além de material informativo para a sua respectiva cultivar. Cada parcela foi identificada com uma placa contendo o nome comum, nome científico e um QR Code que ao ser escaneado com a câmera fotográfica do celular, via aplicativo, direcionava o participante para informações on-line, usando uma tecnologia moderna.

Os acadêmicos que apresentaram um melhor desempenho em todos os critérios avaliados foram Carlos Ricardo Block, Gabriel Rossato e Leonardo Miguel Fabiani, que comentaram sobre a experiência.

- O Dia de Campo foi muito importante para a nossa carreira profissional, principalmente pela Zootecnia ser voltada à nutrição animal, já que as plantas forrageiras compõem grande parte da alimentação de muitos animais. Foi possível observar na prática como cada planta se comporta quando é exposta a diferentes manejos de corte, adubação e intempéries ambientais - afirmou Carlos Ricardo Block.

- A atividade desenvolvida nos mostrou claramente a importância de um bom cultivo forrageiro, e isso agrega muito para nosso futuro profissional. O conhecimento prático sobre a implantação, cultivo e manejo das plantas forrageiras são pontos que devem ser discutidos e praticados, já que o alimento é a base para a produção animal, e animal bem nutrido é sinal de excelente manejo forrageiro e saúde do rebanho - destacou Gabriel Rossato.

- Esta atividade contribui muito na nossa formação, desde a busca pelo conhecimento de cultivar, métodos de plantio, produtividade até a qualidade de forragem da espécie, orientando para o futuro - afirmou Leonardo Miguel Fabiani.

Para o professor Gustavo Krahl, o Dia de Campo surgiu como uma forma de colocar os acadêmicos em contato com situações reais que ocorrem no mercado de trabalho ligado a forragicultura.

-  O cultivo de espécies forrageiras em caráter demonstrativo e a organização de eventos são comuns aos profissionais Zootecnistas e exigem conhecimento técnico, comunicação, criatividade e organização - comentou o professor Gustavo.

A coordenação, em parceria com o colegiado e acadêmicos do curso de Zootecnia, deve promover, no segundo semestre de 2018, outro Dia de Campo, quando serão abordadas as espécies forrageiras de verão.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar