WhatsApp
49 9 9964.1833
Economia, Eventos, Geral, Social - 16 Ago 2017 10:12

1° Encontro de Mulheres Empresárias debate fortalecimento do setor

Por: Aline Tonello
Visualizações: 235
1° Encontro de Mulheres Empresárias debate fortalecimento do setor (Foto: Assessoria de Imprensa)

Buscar o fortalecimento das mulheres empresárias xanxerenses. Esse foi o objetivo do 1° Encontro das Mulheres Empresárias, promovido pela Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), na noite desta terça-feira (15).

Durante o encontro foram repassadas informações sobre a atuação no Estado, sendo que em Santa Catarina, são 53 Núcleos da Mulher Empresária, com grande atuação dentro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

- Essa reunião de sensibilização é para explicar como funciona o núcleo, qual o direcionamento dele, voltado para capacitação, networking e associativismo, que é a força que todas nós podemos ter juntas. Passamos todas as informações e posteriormente todas aquelas que se identificarem estão convidadas a participar do Núcleo da Mulher” - explica a diretora de comércio e serviço, Ana Paula Dal Magro Folle.

A diretora jurídica Ana Cecilia Sirino destaca as mudanças que fortalecem essa iniciativa, até mesmo dentro da Associação, que conta hoje com três mulheres na diretoria.

- Sabemos que várias mulheres é que fazem a empresa funcionar hoje em dia, mas não estão à frente da empresa. Essa diretoria vem para engrandecer isso, e trazer a mulher para participar do associativismo, e também para frente, quem sabe, da vida política. Temos uma questão cultural de sempre o homem tomar frente da empresa em tudo, e porque não, a mulher? Hoje dos microempreendedores individuais a maioria são mulheres, então essas dificuldades que elas tem no dia a dia toda empresária tem, e porque nós não criarmos um núcleo para trocar ideias, engrandecer nossas empresas, nossa profissão, e a Acix vai proporcionar isso para nós - comenta a diretora.

Durante o encontro, Erci Mariani Mattiello apresentou seu case. Especialista em ensino a distância com MBA em Executivo de Negócios, foi Empresária do Ano de Xaxim em 2015, e fundadora do Núcleo da Mulher Empresária de Xaxim, criado em 2014.

- Ter participado da criação do Núcleo foi muito importante, me ajudou a desenvolver muitas habilidades, principalmente de organização com focos e objetivos comuns. E isso aqui em Xanxerê vai ser igual, porque cada uma que participar vai visualizar a sua empresa, a da sua colega, mas as atividades realizadas em conjunto vão fazer com que se veja organização em segmentos. A conquista de ser Empresária do Ano deve ter sido um reflexo daquilo que a gente desenvolveu até agora, mas para a mulher foi um marco, porque foi a primeira. Às vezes a gente se enxerga num universo sozinha, eu sou de um segmento, outras mulheres de outros, mas quando a gente se junta aqui, não fica na concorrência, e sim em aprendizado e crescimento quanto profissional - acrescentou.

A diretora político social Irene Sá Affolter ressalta que a palavra-chave é fortalecimento. Segundo ela, o Núcleo da Mulher Empresária é muito forte em nível estadual, e muitas vezes as empresárias de Xanxerê perdem por não ter o núcleo.

- O objetivo da Acix é convidar as empresárias para que saiam da sua zona de conforto e venham abraçar essa causa, que venhamos a somar forças, experiências, trazer cursos de capacitação, cases de outras colegas, visitas técnicas, preparar as empresárias para enfrentar novos desafios e assim fazer a diferença. Queremos que a mulher se fortaleça com esse nosso trabalho dentro do núcleo, a palavra-chave é fortalecimento - destaca.

Após esse encontro, já está agendada a data de 30/08, às 7h30min, na sala de reuniões da AEEX, para a possível criação do Núcleo da Mulher Empresária em Xanxerê. Com a participação de oito a dez mulheres já é possível a fundação do Núcleo. (Assessoria de Imprensa)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar