WhatsApp
49 9 9964.1833
Opinião - 23 Nov 2017 10:50

A importância do uso da tecnologia na vida educacional e profissional

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 190
A importância do uso da tecnologia na vida educacional e profissional (Foto: Positivo / Divulgação)

Atualmente não vivemos sem tecnologia. De fato é impossível viver sem o auxílio de um computador ou smartphone para as nossas tarefas mais simples. Você já se imaginou indo ao banco para fazer uma transferência se há a internet bankline para resolver isso para você? No quesito educação seguimos o mesmo rumo. Certamente, temos a nossa disposição uma variedade muito grande do uso tecnológico para facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho dos alunos. Vamos falar sobre o uso do computador nas salas de aula.

O uso da tecnologia se faz a cada dia mais presente e com certeza assim seguirá no futuro. Até que ponto é válido o uso dos computadores nas salas de aula? Eles são facilitadores e ajudam e muito no quesito motivação para os alunos e professores, mas devemos ter em mente que o papel do professor não deve ser deixado de lado neste processo de ensino aprendizagem.

Um professor particular de história pode muito bem ter em suas mãos um computador que será de grande valia para passar o que for de mais importante aos seus alunos através do uso de imagens e vídeos, por exemplo, que são dois fatores essenciais no aprendizado seja de qual matéria for. Vamos nos concentrar na disciplina história. É muito melhor para um aluno ou professor ver um vídeo com explicações a respeito do descobrimento da América, por exemplo, do que simplesmente ter nas mãos um livro com informações relevantes.

O uso do computador auxilia e motiva e também acelera todo o conhecimento, portanto, é um fator extra e essencial, mas o professor como centralizador e pacificador nunca deve ser esquecido. Só ele com sua experiência, dedicação e motivação é capaz de dar todas as ferramentas indispensáveis no processo educacional. Muitas vezes uma aula dinâmica com giz e um quadro negro têm o mesmo resultado de uma com o uso tecnológico, então, o professor é capaz de transmitir conhecimento de uma forma simples e eficiente.

Devemos nos lembrar de que o computador é uma ferramenta essencial, mas não totalmente indispensável. Um bom professor é capaz de passar o que sabe através de jogos ou simplesmente usando brincadeiras ou analogias, enfim, há uma grande variedade de técnicas onde os alunos podem se sentir motivados da mesma forma.

Sem dúvidas o computador ajuda e muito na construção do conhecimento escolar, mas ele é uma ferramenta a mais a ser considerada no momento exato e com a contribuição e entendimento de professores e alunos. A intenção de uma escola é transmitir conhecimento da melhor forma possível, portanto, nunca devemos menosprezar a importância da tecnologia, bem como é essencial valorizar o trabalho de um professor.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar