WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Social - 12 Jun 2018 09:38

Abertas inscrições para mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular

Por: Aline Tonello
Visualizações: 174
Abertas inscrições para mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Xanxerê abriu oficialmente o prazo para inscrições à candidatura para reconhecimento e promoção de Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares no município. A oportunidade ocorre após uma indicação do vereador Ricardo Lira da Costa, em 2017, a partir da qual foi elaborada a Lei nº 3960/2017.

Compreende-se por Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres pessoas que expressam, através de diversas linguagens artísticas populares, ritos sagrados, festas e feiras comunitárias, brasileiros natos ou naturalizados, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira.

Podem se inscrever, como parte legítima para propor o reconhecimento de Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares, pessoas físicas ou jurídicas que sejam capazes, na forma da Lei, indivíduos, grupos ou comunidades, órgãos locais de cultura, o Conselho Municipal de Cultura, as entidades juridicamente constituídas de caráter cultural da sociedade civil, entre outros.

Os interessados devem comprovar sua longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais, além de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas. O reconhecimento depende do atendimento de todos os seguintes requisitos: comprovar a relevância do saber ou do fazer popular tradicional que representam ao longo da história, deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer e possuir atuação no Brasil há pelo menos dez anos.

Importante lembrar que as pessoas, grupos ou comunidades e entidades com interesse na sua inscrição, deverão fazê-la por escrito em forma de requerimento até o dia 22 de junho de 2018, protocolado na secretaria da Câmara Municipal em horário de expediente (13h às 19h).

Dia 25 de junho os requerimentos serão submetidos ao Conselho Municipal de Política Cultural para avaliação e aprovação da concessão do título ao(s) candidato(s). Para ver a Lei na íntegra, clique AQUI.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com Valter, na Câmara Municipal de Xanxerê, pelo fone (49) 3433-0648, no horário de expediente.

Vereador Ricardo, propositor da indicação que se tornou projeto de Lei (Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar