Acidentes de trânsito sem lesão corporal não serão mais atendidos pela PM - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Polícia, Trânsito - 17 Ago 2019 14:23

Acidentes de trânsito sem lesão corporal não serão mais atendidos pela PM

Por: Aline Tonello
Visualizações: 2533
Acidentes de trânsito sem lesão corporal não serão mais atendidos pela PM (Foto: Arquivo/TSX)

A partir da segunda-feira (19) a Polícia Militar de Xanxerê não deslocará guarnições para atenderem acidentes de trânsito nos quais não forem registrados lesão corporal e/ou crime. Nesses casos, os envolvidos são orientados a fazer registros do acidente com imagens e preencher o boletim de ocorrência virtual, disponível no site da Polícia Civil.

Segundo o comandante da 4ª Cia do 2º Batalhão de PM, capitão Vilte dos Santos, a mudança ocorre por orientação do comando do 2º Batalhão de Chapecó e visa otimizar o trabalho dos policiais na prevenção de crimes.

- Isso vai desafogar um pouco as nossas guarnições desse procedimento que é o atendimento de trânsito quando há somente danos materiais. Um dos motivos é que é uma situação eminentemente cível entre as partes, não tem nada de crime na situação a não ser que surja algo como embriaguez, por exemplo, aí a gente vai atender. O segundo motivo é que temos um índice considerável desses acidentes e toma um bom tempo das guarnições lavrando boletim de ocorrência, de 40 a 50 minutos, e nesse tempo os policias podem ser aproveitados em procedimento preventivos – explica o comandante.

A orientação é de que, ao se envolver em um acidente de trânsito apenas com danos materiais, as partes registrem o ocorrido por meio de fotos e vídeos como forma de obter provas para acionar o seguro, se for o caso. Depois, devem rapidamente retirar os veículos da via, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito, e registrar o boletim de ocorrência pela delegacia virtual.

- Vai entrar no site da Polícia Civil e registrar o boletim de ocorrência, que fica acessível às partes, vai passar pelo crivo da polícia judiciária e, se for identificado algum crime, vai passar pela investigação da Polícia Civil. E as partes vão buscar seus direitos em juízo se for o caso se não houver acordo entre elas com relação ao pagamento dos danos materiais – informa.

Para registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Virtual, basta clicar AQUI. Na página, selecionar a opção “Acidente de trânsito sem vítima” – uma vez que é possível registrar outros tipos de ocorrências sem gravidade pelo portal – e preencher todos os dados corretamente. Uma vez concluído o registro na internet, o interessado receberá pelo correio eletrônico um e-mail informando o número do protocolo. Depois de homologado (aceito) o registro, receberá, no mesmo endereço eletrônico, a chave de acesso e poderá imprimir o Boletim de Ocorrência no próprio sitio da Polícia Civil.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar