WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Geral, Social - 28 Mai 2018 11:26

Agricultores buscam alternativas para reduzir prejuízo com o leite

Por: Redação
Visualizações: 920
Agricultores buscam alternativas para reduzir prejuízo com o leite (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

As manifestações dos caminhoneiros chegam ao oitavo dia em todo o país, e os reflexos da paralisação já são sentidos em vários setores da sociedade. Na agricultura de Xanxerê e região faltam insumos para manter os aviários e chiqueirões em bom funcionamento. A ração para os animais começa a ficar escassa e os produtores de leite não conseguem mais escoar todo o volume produzido.

A fabricação de queijo para o próprio consumo foi a saída encontrada pela família da agricultora Marizete Testa, moradora da Linha Pesqueiro do Meio, no interior de Xanxerê, para não precisar jogar fora a produção de leite. Reduzir a alimentação das 36 vacas do rebanho leiteiro para diminuir a produção de mais de 300 litros diários que eram entregues a um laticínio, foi outra forma de tentar amenizar o prejuízo. Mesmo assim, ela estima que ainda nesta semana vai começar a jogar o leite fora, porque não tem mais lugar para armazenar os queijos.

- Até agora nós estamos fazendo queijo para não jogar o leite fora. Mas isso não faz parte da nossa rotina e não temos mais aonde armazenar os queijos, depois de amanhã vamos ter que começar a jogar fora. Outras famílias daqui da região também terão que começar a fazer o mesmo – conta a agricultora.

Mesmo com o prejuízo, Marizete diz que é a favor da paralisação, uma vez que a família também utiliza o óleo diesel para o trabalho na propriedade e se sente prejudicada com o aumento dos preços dos combustíveis.

Segundo o secretário de Agricultura de Xanxerê, Edson Zape, no município ainda não há registro de mortandade de animais por falta de nutrição, apesar de já faltar alimento.

- Está bem preocupante, tem vários agricultores jogando leite fora. Temos também o problema das aves e suínos que está faltando ração. Porém, tem que deixar claro que não é por falta do caminhão chegar lá para levar, os caminhões estão sendo liberados.  O problema é que não tem grão para moer para fazer a ração. E a questão do leite é que as agroindústrias não estão querendo receber, porque eles também não têm o que fazer com o leite. A gente vê que os agricultores de Xanxerê e da região estão jogando o leite fora, mesmo assim continuam apoiando, porque o produto também não está valendo nada – informa o secretário.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar