WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Geral - 19 Jun 2018 10:56

Agricultura familiar e produção de leite são assuntos de seminário nesta terça (19)

Por: Redação
Visualizações: 371
Agricultura familiar e produção de leite são assuntos de seminário nesta terça (19) (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Agricultores da região, lideranças das cooperativas e de outros órgãos ligados à agricultura e à produção de leite se reúnem, nesta terça-feira (19), no Centro Comunitário da Igreja Matriz de Xanxerê, para discutir o futuro da atividade nas propriedades da região. O seminário põe em pauta, através de palestras ministradas por especialistas da área, temas relacionados ao novo cenário apresentado pelas portarias 38 e 39, apresentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e dos custos da produção. 

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e Afins (Sintraf) Regional de Xanxerê, Entre Rios, Bom Jesus e Ipuaçu, Celso Correia Melo, destaca que os assuntos debatidos na reunião de hoje visam encontrar uma alternativa para as portarias, além dos demais impasses que dificultam a permanência do pequeno agricultor no campo e estimulam o êxodo rural, como o baixo preço do leite e o alto custo para manter a produção.

- No seminário vamos debater as dificuldades do agricultor no campo, por exemplo, a normativa que as portarias 38 e 39 trazem. Se entrarem em vigor, vai excluir muito agricultor, principalmente o pequeno produtor de leite. Essa é uma grande preocupação nossa, como dirigentes de sindicatos e como agricultores – disse Celso. 

As portarias 38 e 39, de 19 de abril de 2018, apresentadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, submetem à consulta pública algumas propostas de Instruções Normativas referentes à produção, armazenamento e escoamento do leite.
- Precisamos trazer as lideranças para cá, para discutir e achar alguma alternativas para essas portarias. E, enquanto sindicato, vamos debater com o governo para que isso não entre em vigor – comenta.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar