WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Geral, Social, Tecnologia - 08 Dez 2017 08:57

Agricultura realiza entrega de ensiladeiras para patrulhas rurais

Por: Aline Tonello
Visualizações: 450
Agricultura realiza entrega de ensiladeiras para patrulhas rurais (Fotos: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

As três patrulhas rurais de Xanxerê receberam reforço na manhã dessa sexta-feira (8). Cada uma recebeu uma ensiladeira durante reunião do Conselho de Agricultura na Prefeitura. As máquinas custaram em torno de R$ 70 mil, e foram destinadas pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

O pedido foi feito pelo município há alguns meses e a entrega das três ensiladeiras ocorreu no último final de semana. As máquinas novas vão substituir as antigas, que necessitavam de manutenção com frequência.

- Temos hoje três patrulhas agrícolas no município, e quando elas foram implantadas os equipamentos que vieram para a silagem eram inferiores, onde os agricultores estavam sofrendo muito com essas máquinas, pois como se trata de licitação acaba sempre pegando a mais barata, são máquinas com muita manutenção e uma dificuldade grande para encontrar peças. Então eu estive em Florianópolis, onde fui atendido pelo secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e ele conseguiu nos encaixar nos contemplando com essas três ensiladeiras. Nosso agricultor estará muito bem equipado agora, pois é uma máquina moderna e hoje é o melhor que tem no mercado nesse aspecto – destaca o diretor municipal de Agricultura, Edson Zape.

De acordo com Edson, o município tem projetos para aquisição futura de três plantadeiras e três pulverizadores. As ensiladeiras estarão disponíveis nas propriedades a partir da semana que vem e daqui a 20 dias os agricultores já vão começar a produzir silagem.

- Essas máquinas vão ajudar no dia a dia e a ensiladeira é para o serviço principal que é para a silagem. Antes tínhamos um equipamento ruim, agora é uma máquina boa. Nós auxiliamos os agricultores o ano todo com o serviço que a gente puder executar, o pessoal pede e a gente agenda e executa, a patrulha nunca para, por isso é muito importante ter equipamentos bons – afirma Cleiton Marcos Girotto, secretário da diretoria da Patrulha Rural.

Valmor Fiametti, assessor do gabinete do secretário Moacir Sopelsa, frisou que a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca busca auxiliar todos os municípios na medida do possível, seja com programas de repasse de equipamentos ou de recursos.

- Santa Catarina é muito forte e diversificada na agricultura. Nós não conseguimos suprir a necessidade de todo o estado, mas a gente tenta buscar a parcerias e dar prioridade, por exemplo, onde tem mais produtores rurais que necessitam desses equipamentos, e aí vamos tentando atender as pessoas. Aquele município que não podemos atender com equipamentos, atendemos com outros recursos disponíveis na secretaria, como com programas de crédito fundiário – disse.

O prefeito Avelino Menegolla agradeceu a parceria com o Governo do Estado e ao diretor municipal de Agricultura pelo trabalho que o mesmo está desenvolvendo a frente da pasta. Após a realização da entrega das ensiladeiras às Patrulhas Rurais, foi feita reunião do Conselho Agropecuário, na qual foi debatida a forma como será feita a silagem nessa temporada.

- Vamos explicar nossa viagem a Brasília sobre o PAA e o banco de alimentos que vem fortalecer o município e o pequeno agricultor. Sobre a silagem será discutido a forma de como fazer o serviço. Existem três patrulhas agrícolas e temos mais demanda que isso, então é feita uma licitação todos os anos para pegar pessoas terceirizadas onde a Secretaria da Agricultura isenta 50% da hora entre as 15 feitas pelo agricultor. Buscamos nessa reunião fazer de uma forma mais ágil e uma forma com fiscalização para atender realmente aquele produtor que necessita, também para padronizar o serviço – finaliza Edson Zape.

Com colaboração de Alessandra Villani

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar