Tudo Sobre Xanxerê
49 9 9964.1833
As três patrulhas rurais de Xanxerê receberam reforço na manhã dessa sexta-feira (8). Cada uma recebeu uma ensiladeira durante reunião do Conselho de Agricultura na Prefeitura. As máquinas custaram em torno de R$ 70 mil, e foram destinadas pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.
O pedido foi feito pelo município há alguns meses e a entrega das três ensiladeiras ocorreu no último final de semana. As máquinas novas vão substituir as antigas, que necessitavam de manutenção com frequência.
- Temos hoje três patrulhas agrícolas no município, e quando elas foram implantadas os equipamentos que vieram para a silagem eram inferiores, onde os agricultores estavam sofrendo muito com essas máquinas, pois como se trata de licitação acaba sempre pegando a mais barata, são máquinas com muita manutenção e uma dificuldade grande para encontrar peças. Então eu estive em Florianópolis, onde fui atendido pelo secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e ele conseguiu nos encaixar nos contemplando com essas três ensiladeiras. Nosso agricultor estará muito bem equipado agora, pois é uma máquina moderna e hoje é o melhor que tem no mercado nesse aspecto – destaca o diretor municipal de Agricultura, Edson Zape.
De acordo com Edson, o município tem projetos para aquisição futura de três plantadeiras e três pulverizadores. As ensiladeiras estarão disponíveis nas propriedades a partir da semana que vem e daqui a 20 dias os agricultores já vão começar a produzir silagem.
- Essas máquinas vão ajudar no dia a dia e a ensiladeira é para o serviço principal que é para a silagem. Antes tínhamos um equipamento ruim, agora é uma máquina boa. Nós auxiliamos os agricultores o ano todo com o serviço que a gente puder executar, o pessoal pede e a gente agenda e executa, a patrulha nunca para, por isso é muito importante ter equipamentos bons – afirma Cleiton Marcos Girotto, secretário da diretoria da Patrulha Rural.
Valmor Fiametti, assessor do gabinete do secretário Moacir Sopelsa, frisou que a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca busca auxiliar todos os municípios na medida do possível, seja com programas de repasse de equipamentos ou de recursos.
- Santa Catarina é muito forte e diversificada na agricultura. Nós não conseguimos suprir a necessidade de todo o estado, mas a gente tenta buscar a parcerias e dar prioridade, por exemplo, onde tem mais produtores rurais que necessitam desses equipamentos, e aí vamos tentando atender as pessoas. Aquele município que não podemos atender com equipamentos, atendemos com outros recursos disponíveis na secretaria, como com programas de crédito fundiário – disse.
O prefeito Avelino Menegolla agradeceu a parceria com o Governo do Estado e ao diretor municipal de Agricultura pelo trabalho que o mesmo está desenvolvendo a frente da pasta. Após a realização da entrega das ensiladeiras às Patrulhas Rurais, foi feita reunião do Conselho Agropecuário, na qual foi debatida a forma como será feita a silagem nessa temporada.
- Vamos explicar nossa viagem a Brasília sobre o PAA e o banco de alimentos que vem fortalecer o município e o pequeno agricultor. Sobre a silagem será discutido a forma de como fazer o serviço. Existem três patrulhas agrícolas e temos mais demanda que isso, então é feita uma licitação todos os anos para pegar pessoas terceirizadas onde a Secretaria da Agricultura isenta 50% da hora entre as 15 feitas pelo agricultor. Buscamos nessa reunião fazer de uma forma mais ágil e uma forma com fiscalização para atender realmente aquele produtor que necessita, também para padronizar o serviço – finaliza Edson Zape.
Com colaboração de Alessandra Villani
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.