WhatsApp
49 9 9964.1833
Saúde, Verão - 03 Jan 2016 14:40

Alimentos vencidos: como proceder?

Por: Aline Tonello
Visualizações: 898
Alimentos vencidos: como proceder? (Imagem: Internet)

No verão, os cuidados com os alimentos precisam ser redobrados. A atenção deve ser dada na seleção do alimento no mercado. Na hora da compra não basta conferir o prazo de validade do produto, também é importante checar a temperatura de armazenagem e o seu estado de conservação.

A diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, ressalta para o cuidado com descongelamento de carnes.

- Se congeladas elas devem sempre ser descongeladas na geladeira, nunca acelerar o descongelamento em temperatura ambiente porque isso propicia o crescimento de bactérias e é muito perigoso: A mesma coisa com pratos prontos congelados: sempre descongelar na geladeira.

Caso seja achado algum produto fora da validade, o estabelecimento deve ser comunicado, como explica Raquel.

- Se o consumidor encontrar um produto vencido nas gondolas, esse produto será imediatamente substituído por um produto na validade correta e gratuitamente. mas não pode ficar exposto é uma infração sanitária se encontrado, então deve também avisar a vigilância sanitária. No caso de o produto estar dentro da validade mas com alteração, fazer o contato com o local onde foi comprado e com a própria vigilância sanitária porque pode ter algum problema na conservação. é importante não consumir - explica.

Caso encontre produtos fora da validade é importante comunicar a Vigilância Sanitária do município ou a estadual e para o estabelecimento. A denúncia deve ser formalizada na Vigilância Sanitária Estadual pelo (48) 3251-7990.

(Fonte: Secom)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar