Amigos criam empresa para oferecer turismo ecológico em Xanxerê - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Turismo - 08 Abr 2019 16:17

Amigos criam empresa para oferecer turismo ecológico em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 3576
Amigos criam empresa para oferecer turismo ecológico em Xanxerê (Fotos e vídeo: Divulgação/Redes Sociais Ecoturismo Habitat)

Muitos ainda desconhecem a riqueza de belezas naturais existentes na região de Xanxerê. São diversos caminhos por estradas de terra, trilhas em meio às matas, beiras de rio e cachoeiras pouco exploradas e que são excelentes destinos de passeio para quem gosta de natureza e aventura. Pensando nesse mercado ainda pouco explorado na cidade, uma dupla de amigos resolveu criar uma pequena empresa, chamada Ecoturismo Habitat, que abre esses caminhos e oferece passeios aos xanxerenses e turistas que queiram conhecer mais sobre o interior da Capital do Milho. 

Como esses locais, na maioria das vezes, estão dentro de terrenos particulares, o Juliano Seller e o Anderson Bastos conversam com os donos e conseguiram permissão para a exploração turística dos pontos e, assim, criar as rotas de passeio. Além do lazer oferecido, Anderson destaca que os passeios são seguros e ecológicos, tendo como prioridade a responsabilidade de não causar nenhum dano, mas apenas admirar a natureza, relaxar e aproveitar o trajeto feito com uma Kombi.

- A gente já vai criando e incentivando a consciência ecológica dentro da Kombi. Durante o passeio contamos a história do produtor, o que é que ele tem lá na propriedade, o que a pessoa vai conhecer e, principalmente, falamos da consciência ecológica - não leva nada e não deixa nada – explica Bastos.

Cachoeiras no caminho da Rota das Quedas.Cachoeiras no caminho da Rota das Quedas.
A ideia de explorar o ecoturismo na cidade é trabalhada pela dupla há cerca de cinco anos e foi colocada em prática no final de março, quando foi realizado um passeio inaugural na rota da cachoeira S. Manela. A ideia é juntar uma galera, colocar dentro de uma Kombi e sair para explorar caminhos pouco frequentados, de beleza incontestável, que existem em Xanxerê e nos seus arredores. Segundo a dupla, atualmente duas rotas são oferecidas: a Rota das Quedas, na divisa com Xaxim, e a da cascata S. Manella. No entanto, outras já foram traçadas e algumas ainda devem surgir, inclusive dentro da cidade.

- Começamos [o projeto] porque gostamos de ir atrás de descobrir onde elas [cachoeiras] estão, de conversar com o proprietário e ainda fomentar a propriedade rural. Por exemplo, nas regiões onde tem queda d’água, o terreno não é muito propício à plantação e a gente fomenta, nós pagamos a entrada e, assim, o proprietário mantém o controle da entrada. Nós explicamos ao proprietário qual é o objetivo, que é ecologicamente sustentável. Além disso, o proprietário que tem produtos para vender vai poder oferecer para os visitantes, e é mais uma renda para o produtor - complementa Bastos.

Segundo Juliano, a intenção da Ecoturismo Habitat é oferecer uma “rota de fuga” para quem quer curtir a paz que a natureza oferece e, também, valorizar as riquezas naturais e culturais que o município tem. Os passeios duram cerca de quatro horas e, ao final, é realizado um piquenique em meio à natureza. 

- O foco é que o pessoal tenha contato coma natureza, possa fazer algo diferente e, aqui em Xanxerê, a região é muito propícia para isso. Existem muitos pontos que podem ser visitados e nós estamos tentando construir essa cultura que é muito pouco explorada aqui - destaca.

Quem quiser conhecer mais sobre a Ecoturismo Habitat e as rotas de passeio, pode acessar as redes sociais da empresa (Facebook e Instagram) ou entrar em contato com eles através dos telefones (49) 9.9957-3636, com o Juliano e (49) 9.9998-6050 com o Anderson.

- Queremos deixar o convite para quem gosta de natureza, quem quer fazer um passeio diferenciado e conhecer pontos turísticos da região, pois tem gente aqui da cidade mesmo que nunca foi na S. Manela, e agora nós estamos disponibilizando o passeio, com toda a estrutura e segurança, tudo certinho dentro dos padrões corretos – finaliza Seller.


Primeiro grupo de visitantes levados pela empresa à cascata S. Manela.Primeiro grupo de visitantes levados pela empresa à cascata S. Manela.

Cascata S. manela vista de cima.Cascata S. manela vista de cima.

Cascata S. Manela.Cascata S. Manela.

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar