WhatsApp
49 9 9964.1833
Tecnologia, Trânsito - 17 Ago 2017 15:46

RodaVaga já tem quase mil downloads em seis meses de funcionamento

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1054
RodaVaga já tem quase mil downloads em seis meses de funcionamento (Foto: Cristiane Aline Huff/Folha Regional)

No dia 29 de março deste ano foi lançado oficialmente o aplicativo RodaVaga, desenvolvido por colaboradores da Park Express, empresa que administra o estacionamento rotativo em Xanxerê. Nesta semana, seis meses depois, os números de downloads aumentaram consideravelmente.

Segundo um dos desenvolvedores, Jair R. Chiapetti, a plataforma Android é a mais procurada, com faixa de downloads entre 500 e mil, número que deve crescer nos próximos dias. Um dos motivos do aumento da procura do aplicativo se deu pela divulgação do reajuste tarifário. Hoje a tarifação é de R$ 1,25 para uma hora de estacionamento de automóveis e R$ 0,60 para motocicletas.

- A plataforma Android, que é a mais utilizada, não nos dá o número exato, apenas a faixa em que se encontra, que atualmente é entre 500 e mil downloads, mas como o cadastro de novos usuários se intensificou desde a última semana, este número deve passar de mil em breve. Já na plataforma IOS são menos downloads, está entre 100 e 200 – comenta Jair.

A informatização do sistema surgiu, segundo Jair, acompanhando a modernização e praticidade buscada pelas pessoas.  Isso porque os aplicativos tem se tornado uma ferramenta essencial no dia-a-dia das pessoas nas mais diversas áreas e também vem agregar ao ser utilizado para os estacionamentos rotativos.  A ideia deu certo e, nas próximas semanas, o RodaVaga deve entrar em funcionamento também na cidade de Videira.

- O objetivo é que possa ser utilizado em qualquer cidade que deseje implantá-lo. Para setembro já temos programado o lançamento da versão 2.0 do aplicativo, que será toda reescrita, com novos recursos, visual mais atraente, funcional e prático – afirma.

Com o aplicativo, o condutor não tem mais o problema de ter que voltar ao veículo para colocar mais um cartão ou ainda se deparar com a subtração dele, casos que ocorrem com frequência. Na avaliação de Jair, assim que os usuários conhecerem mais o aplicativo e suas facilidades, o número de downloads aumentará ainda mais.

- É natural que a adesão a este tipo de aplicativo não seja um “boom” como acontece com outros tipos de aplicativos. Mas conforme os usuários começam a usar e a perceber o quão fácil se torna o processo de estacionar e validar o uso da vaga, a tendência é o crescimento mais rápido do seu uso – argumenta.

Vantagens
O uso do aplicativo RodaVaga torna o processo prático, a começar pela não necessidade de procurar os monitores no momento de estacionar, caso já o tenha instalado, esteja com seus veículos cadastrados e tenha adquirido créditos. E pelo RodaVaga torna-se possível o fracionamento do tempo utilizado no estacionamento - uma reivindicação frequente dos usuários - ou seja, o usuário só irá pagar pelo tempo que seu veículo realmente ficou estacionado.

Tickets
Com o RodaVaga é possível usar o estacionamento com estas três opções de tickets:
-Ticket Eletrônico: o usuário instala o aplicativo, adquire créditos e ele mesmo gera seu Ticket ao estacionar. Acrescenta mais tempo se necessário e, se retornar ao veículo e desocupar a vaga antes de expirar o tempo adquirido, o valor relativo ao tempo não utilizado é ressarcido à sua conta RodaVaga;
-Ticket Automático: idêntico ao eletrônico, mas o usuário precisa autorizar, nas configurações da sua conta RodaVaga, que o Ticket seja gerado pelos monitores ao fiscalizarem seu veículo. Neste caso, o uso é sempre de no mínimo 30 minutos, sem haver ressarcimento do tempo não utilizado;
-Ticket Avulso: este Ticket atende a quem está de passagem pela cidade, moradores do interior que poucas vezes usam o estacionamento rotativo ou mesmo aqueles que não desejam instalar o RodaVaga em seu smartphone. Assemelha-se ao uso do cartão de papel e pode ser adquirido com os monitores, na central da Park Express e, em breve, nos postos de venda.

Idosos e portadores de necessidades especiais são isentos do pagamento do estacionamento desde que seus veículos estejam estacionados nas vagas para eles identificadas e com a respectiva credencial visível em seu veículo.

Cadastro
Após baixar o aplicativo no smartphone, abra o mesmo e clique na aba ‘NOVO USUÁRIO’. Preencha o primeiro campo com o seu nome completo. Informe o seu e-mail, ele será utilizado posteriormente para você acessar o RodaVaga. Além disso, caso você esqueça sua senha, será através do seu e-mail que ela poderá ser recuperada. Você também poderá habilitar a opção do envio dos comprovantes de compra de créditos e os tickets de estacionamento.

No terceiro campo informe o seu CPF, ele também poderá ser utilizado para que você acesse o RodaVaga. Digite sua senha e, no campo seguinte, redigite-a. Toque no botão ‘CADASTRAR’ e pronto, sua conta estará criada e pronta para uso.

Por Cristiane Aline Huff/Folha Regional


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar