WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Saúde - 15 Mai 2018 10:07

Após Dia “D” de vacinação, 46% do público alvo já foi imunizado em Xanxerê

Por: Direto da Redação
Visualizações: 143
Após Dia “D” de vacinação, 46% do público alvo já foi imunizado em Xanxerê (Foto arquivo: Jaqueline Noceti / Secom)

A campanha de imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, que iniciou no mês de abril, teve seu Dia “D” de vacinação no último sábado (12) em todo o Brasil. Em Xanxerê, após a mobilização, foram vacinados 46% do público alvo. A meta do Ministério da Saúde é que sejam imunizados, até o fim da campanha, 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Atendendo em horário especial, os postos de saúde de Xanxerê registraram grande procura pela vacina.

- A vacinação de sábado foi dentro do esperado, teve uma grande procura do pessoal, até porque sábado sempre dá movimento. Temos expectativa de atingir, até o final da campanha, 90% do público alvo. A dose da vacina continua disponível nos postos até o dia 1º de junho – afirma Valdereza Dalmolin, enfermeira de imunização de Xanxerê.

De acordo com o balanço parcial divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive), extraído do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), crianças de até cinco anos e gestantes são os grupos com a menor cobertura da vacina contra a gripe em Santa Catarina.

Em todo o estado, os grupos prioritários que mais se vacinaram foram os idosos (68,74%) e as puérperas 60%, ou seja, as mães que deram a luz há menos de 45 dias. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 1.844.225 pessoas em Santa Catarina.

Campanha

A vacinação segue até o dia 1º de junho em todas as unidades públicas de saúde. Em Xanxerê, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros dos Esportes, Castelo Branco, Vista Alegre, Vila Sésamo e Nossa Senhora de Lourdes atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17 horas, sendo que a UBS Hélio dos Anjos Ortiz funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio dia.

Nas comunidades do interior, a coordenadoria da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê também definiu as datas e horários de atendimento. Nesta quarta-feira (16), às 13h45min, na Linha Voltão e, às 15h45min, na Medianeira. Na quinta (17), às 8 horas, no Cambuinzal. E, na sexta (18), às 13h35min, no Pesqueiro, no Centro Comunitário em frente à igreja do Pesqueiro do Meio. Para se vacinar, é importante comparecer aos postos munido de documento de identidade, Cartão SUS e Carteira de Vacinação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar