WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Polícia, Política - 11 Set 2017 19:43

Após passar por reforma, Fórum é inaugurado nesta segunda-feira (11)

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1456
Após passar por reforma, Fórum é inaugurado nesta segunda-feira (11) (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

No final da tarde desta segunda-feira (11), houve a solenidade de inauguração do Fórum de Xanxerê. O espaço, situado na Rua Victor Konder, no centro, passou por reforma no período entre março de 2016 e julho deste ano, principalmente para realizar adequações às normas vigentes de acessibilidade. Após pouco mais de uma semana com o atendimento à comunidade interrompido para a mudança, a instalação no antigo local foi concluída e reabertura contou com a presença do desembargador José Antônio Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

A estrutura do Fórum, entregue em 1965, já não atendia as atuais necessidades do poder judiciário. Com as obras foram feitas adequações de acessibilidade, como a reforma da rampa de acesso, instalação de plataforma elevatória e instalação de sanitários acessíveis. Também foram feitas diversas alterações para manutenção da edificação, dentre elas a reforma da cobertura, das esquadrias, dos pisos de taco, pintura global, pavimentação do estacionamento lateral, modernização geral das instalações elétricas e adequações das instalações preventivas contra incêndio.

- É certo que o prédio do Fórum de Xanxerê necessitava de uma remodelação e reestruturação urgente, o que foi realizado de forma efetiva pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Cada sala foi equipada com climatização e ventilação, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em todos os ambientes e porta giratória com detector de metais, dando segurança a todos que necessitarem acessar o Fórum. O redimensionamento do espaço possibilitou a criação de salas para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), unidade destinada a gestão e realização das audiências de conciliação e imediação, bem como ao atendimento e orientação do cidadão com relação aos seus direitos – explica o juiz de direito Christian Dalla Rosa, diretor do Foro da Comarca e coordenador do Cejusc da Comarca de Xanxerê.

O 24º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) irá atender aos conflitos pré-processuais e a conciliação processual, destinada aos processos já em andamento. É um novo modelo de atendimento aos conflitos e que, em muitos casos, evita o ajuizamento de um novo processo, resolvendo com efetividade e serenidade para os interessados. A instalação do Cejusc irá possibilitar a expansão de unidades de conciliação para outros locais, como é caso de uma unidade que será instalada no Resultados da Pesquisa Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e também no escritório modelo da Unoesc. A intenção é transformar a sede da Comarca em unidade de solução de conflitos, com incentivo ao diálogo através da conciliação e mediação.

- Para mim é um contentamento muito grande, como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) entregar à comunidade de Xanxerê as instalações totalmente reformadas deste Fórum. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões e teve como objetivo principal adequar o prédio às normas vigentes de acessibilidade. Além disso, foram renovadas as estruturas elétricas, climáticas e de cabeamento dos equipamentos de informática. Na concepção e trabalhos, foram considerados todos os elementos necessários para a prestação de serviço de qualidade a todos. A ocasião da reforma revelou-se um oportuno ensejo para destinar um espaço para o Cejusc, que é um importante instrumento de educação e incentivo e uma forma mais moderna, harmoniosa e eficiente de solução de contendas. Uma forma direta da atuação do poder judiciário na pacificação social com a participação ativas dos envolvidos – disse o desembargador José Antônio Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Participaram da cerimônia de inauguração autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Após o descerramento da faixa inaugural, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações reformadas e readequadas do Fórum de Xanxerê.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar