WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Meio Ambiente - 11 Ago 2017 13:18

Área rural de Xanxerê pode receber pontos de coleta seletiva

Por: Aline Tonello
Visualizações: 406
Área rural de Xanxerê pode receber pontos de coleta seletiva (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

A concessão da Continental Obras e Serviços para a coleta de lixo em Xanxerê encerra no mês de setembro. A administração municipal vai lançar edital para um novo processo licitatório, mas, até isso que aconteça, a concessão vigente será prorrogada. Para a próxima licitação, a Prefeitura analisa a possibilidade de incluir a coleta seletiva na área rural por meio da implantação de pontos para o depósito do lixo reciclável nas comunidades.

De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo, são realizadas conferências, vistorias e pesagens do material recolhido pela empresa atual para que o município tenha dados para fazer o ajuste necessário no próximo processo licitatório. Além disso, a Prefeitura realiza o levantamento dos novos loteamentos para que sejam contemplados com os serviços de coleta de lixo.

- Estamos estudando a possibilidade de criar ecopontos em locais estratégicos do município para que a população deposite resíduos volumosos nesses pontos de coleta em específicos para que não jogue mais móveis, eletrodomésticos e restos de construções em terrenos baldios, nas matas e também nos rios – informou a assessoria de imprensa.

Coleta seletiva no interior

A proposta de realizar coleta seletiva também na área rural foi apresentada pelo Rotary Club de Xanxerê à administração municipal e também à Câmara de Vereadores. Conforme o presidente da entidade, Juliano Tonial, em caso de o projeto ser colocado em prática, o clube realizará a aquisição dos recipientes e a implantação dos pontos de coleta.

- Xanxerê não tem coleta de lixo no interior, nem reciclável e nem orgânico. Mas o orgânico é reaproveitável, já o reciclável, em sua maioria, é queimado ou vai parar no mato ou nos rios, poluindo o meio ambiente. Pensando nisso, apresentamos esse projeto e todos os presentes na reunião acharam viável e estamos em fase de formulação do projeto em detalhes para uma nova análise – explica Juliano.

Segundo a proposta, os pontos de coleta seriam implantados nas sedes das comunidades, que pode ser onde fica a igreja ou o centro comunitário, e os moradores levariam o lixo reciclável até o local. A frequência da coleta dependeria da demanda de cada uma das 28 comunidades do município e de encaixe no programa de coleta seletiva. O lixo recolhido seria destinado diretamente para a cooperativa dos catadores.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a administração estuda a proposta e, em caso de aprovação do projeto, o mesmo pode ser incluído já no próximo processo licitatório para concessão da coleta de lixo no município.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar