Artigo: técnico em segurança no trabalho - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Geral - 08 Out 2019 14:04

Artigo: técnico em segurança no trabalho

Por: Aline Tonello
Visualizações: 221
Artigo: técnico em segurança no trabalho (Foto: Arquivo Pessoal)

Artigo escrito por Gilmara Julio Cavgnoli, do curso de Técnico em Segurança do Trabalho.


Nos dias atuais as organizações empresariais precisam abandonar velhos paradigmas e assumir novas posturas diante de seus colaboradores, prestadores de serviços, clientes, fornecedores, concorrentes e da sociedade de maneira geral, para que todos se enquadrem nas atuais exigências do mercado.

Com a globalização, uma das principais exigências que o mercado impõe é a comprovação de que essas organizações se preocupam com a saúde, a segurança de todos os seus colaboradores e prestadores de serviços, demonstrando a sua responsabilidade e total compromisso com a legislação em vigor.

O que se percebe é que, além do respeito às normas, a sociedade não só espera e cobra que os empresários zelem pela saúde, higiene e segurança daqueles que atuam sob o seu comando como, também, se comportem consumindo produtos ou contratando serviços de empresas que comprovem agir com responsabilidade social.

Contudo, não basta que as empresas sejam comprometidas com as questões sociais. É imprescindível que elas documentem e divulguem suas ações, para as partes interessadas, por meio dos veículos de comunicação internos e/ou externos que considerem mais apropriados.

A prevenção é uma das maneiras mais inteligentes de prevenir os riscos no ambiente de trabalho e a combinação de várias medidas pode levar ao melhor resultado. Entendemos que, hoje , vale mais EDUCAR o trabalhador, TREINÁ-LO para o uso do equipamento adequado,  CAPACITÁ-LO para o exercício de suas funções, e cabe ao empregador saber selecionar o profissional mais indicado para determinadas atividades, haja vista que o empregador também deve assumir uma postura de responsabilidade seguindo as regras e não se colocando em risco, uma vez que o compromisso com a segurança não fica restrito apenas ao empregador, mas a todos os envolvidos no processo de trabalho.

A segurança no trabalho é de suma importância à todas as pessoas, para garantir a segurança e a saúde do trabalhador. O objetivo maior é apresentar formas que devem ser utilizadas pelos gestores com o propósito de melhorar a saúde, a higiene e a segurança dos trabalhadores, além de servir como base ao entendimento da importância de se minimizar as doenças ocupacionais, os afastamentos decorrentes de acidentes de trabalho. Buscando formas de melhorar a produtividade e a qualidade de seus processos, produtos e serviços.

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar