WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Social - 02 Ago 2017 08:47

Associação de Haitianos expõe principais demandas para prefeitura

A reunião entre as partes foi intermediada pela Câmara de Vereadores
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 476
Associação de Haitianos expõe principais demandas para prefeitura (Foto: Assessoria Câmara)

Na última terça-feira (1º), aconteceu na sede da Câmara Municipal uma reunião entre a Associação dos Haitianos de Xanxerê, o assessor jurídico da prefeitura Adriano Conti, a secretária de Assistência Social Ivone Sirino e equipe da secretaria. O encontro foi coordenado pelo presidente Adriano De Martini e contou com a participação do vereador Luiz Augusto Ceni.

Inicialmente, o presidente da Associação dos Haitianos de Xanxerê (AHXA), Louis Saine Bernadel afirmou que a entidade reúne pessoas nativas do Haiti e está preocupado com a adaptação e conhecimento da língua brasileira, o que motivou a reunião.

Bernadel passou informações sobre a entidade confirmando que hoje 71 pessoas do Haiti moram com famílias e amigos em casas alugadas em Xanxerê, sendo que destes, um total de 20 estariam desempregados.

- Queremos sensibilizar as empresas, pois a vinda ao Brasil foi para cumprir acordo dos governos e o trabalho melhora a adaptação - afirmou.

Para a secretaria de Assistência Social, a melhor proposta neste momento seria um cadastro de todos os membros da Associação para poder auxiliar, e este trabalho de acesso acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

- Cursos técnicos ou profissionalizantes podem ser ofertados pelo município em parceria com outras entidades, especialmente para as mulheres destes trabalhadores - comenta.

Presidente Adriano destacou a importância dessa reunião.

- Um início para melhorar a comunicação, ou seja, o entendimento da língua no Brasil, já iniciou e agora se busca parceria no município, com reunião em entidades, troca de ideias para interagir em todas as áreas necessárias - afirmou.

Foi definido para o próximo dia 20 de agosto, um domingo, às 15 horas, uma reunião com os membros da Associação, para um levantamento e o cadastro, tendo por local a sede da Câmara Municipal.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar