WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Eventos, Social - 13 Out 2017 09:39

Associação Vêneta de Xanxerê resgata tradição italiana através do filó

Por: Aline Tonello
Visualizações: 625
Associação Vêneta de Xanxerê resgata tradição italiana através do filó (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Nesta sexta-feira (13) a Associação Vêneta realiza um filó para promover a cultura italiana em Xanxerê. Nesta primeira edição, o encontro ocorre no centro comunitário do Bairro Matinho, a partir das 19h. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para participar, basta levar alimentos ou bebidas para confraternização com os presentes.

Vilson Piccoli, presidente da associação, comenta que várias cidades da região já realizam o filó, e que é uma forma de retomar essa tradição italiana antiga por meio de confraternização com a comunidade.

- Antigamente, quando o italiano veio para cá, trabalhava na lavoura ou na indústria durante o dia e, à noite, era um momento para visitar os amigos, e essas visitas se chamavam filó. As famílias levavam comida e bebida para confraternização, e aproveitavam para relembrar e contar sobre a vida, como vieram da Itália. Nesses encontros cantavam canções típicas, jogavam baralho e se divertiam. Hoje, com a correria do dia a dia, nós deixamos de visitar as pessoas, de confraternizar, e nós, da Associação Vêneta, queremos retomar esse momento e aproximar a comunidade – explica Piccoli.

Conforme o presidente, a intenção é que o filó seja realizado em todas as comunidades de Xanxerê.

- O encontro é gratuito, aberto ao público, e para participar cada um pode levar um prato de comida ou bebida que queira partilhar. Tudo isso será colocado em uma mesa e, enquanto ocorrem boas conversas, também teremos música com o pessoal do nosso grupo. Será uma noite muito divertida – finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar