WhatsApp
49 9 9964.1833
Bombeiros, Comunidade - 17 Abr 2017 15:21

Batalhão dos Bombeiros terá estátua em homenagem aos cinotécnicos

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 353
Batalhão dos Bombeiros terá estátua em homenagem aos cinotécnicos (Foto: Arquivo/Montagem/Divulgação)

Como Xanxerê é referência no treinamento e formação de bombeiros cinotécnicos, muitos dos militares que vem até a cidade procuram um local para registrar o momento vivido durante o curso. A partir disso, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê irá criar um memorial onde será colocada uma estátua de um bombeiro com seu cão, para que os cinotécnicos possam ter uma lembrança de Xanxerê. A inauguração dessa estátua será no dia 29 deste mês, às 18 horas, com a presença do comandante geral do CBMSC.

Em uma viagem para Washington recentemente, o comandante do Batalhão, major Walter Parizotto, ao visualizar uma estátua de bronze que representa o Dia Internacional do Cão de Resgate, pensou em fazer algo semelhante para a cidade.

Estátua de bronze no memorial em Washington (Foto: Divulgação)Estátua de bronze no memorial em Washington (Foto: Divulgação)

- Nós recebemos gente do Brasil inteiro aqui, da América Latina. E as pessoas sempre querem registrar, então a gente sempre fica buscando um local para registrar isso. Quando eu estive em Washington, eu conheci lá um memorial aos cães de bombeiros e voltei com essa ideia fascinado, em construir algo nesse aspecto – comenta major Parizotto.

A ideia foi lançada e aceita pelos militares, porém, para conseguir fundos e pagar o artista, Parizotto lançou seu primeiro eBook. Alguns recursos vieram por doações, mas para contribuir com a construção do memorial, resolveu vender seu livro na internet após uma pesquisa de 10 anos. Quem está construindo a estátua é o artista Chico Escultor, da cidade de São Joaquim.

Esboço de como deve ficar e escultura (Foto: Divulgação)Esboço de como deve ficar e escultura (Foto: Divulgação)

A expectativa é que a estátua, que será o marco desse memorial e instalada no Batalhão dos Bombeiros, esteja pronta até o dia 29 deste mês. Isso porque a data é marcada pelo dia Internacional do Cão de Resgate e, nesse dia haverá a certificação de mais uma turma de cinotécnicos, por isso estarão presentes na solenidade bombeiros de todo o país. Também nesse dia serão entregues mais de 20 Comendas para pessoas e cães que contribuíram na construção de todo o processo do curso.

- Nós criamos há alguns anos uma Comenda, que é a Medalha do Mérito Cinotécnico, uma medalha que vamos doar para homens e para cães. Nesse primeiro momento vamos dar essa medalha para várias pessoas do país inteiro que nos ajudaram a construir o processo do ano passado até o início, lá em 2003. E todo ano agora a nossa ideia é entregar cinco medalhas. Esse ano serão mais de 20. Nesse primeiro ano são medalhas mais técnicas, mas temos muita gente para homenagear e que ajudou a construir esse processo – destaca.

Além da estátua, que irá marcar o memorial, a ideia é também construir uma pracinha juntamente com o Quartel, para que as famílias possam desfrutar do local e conhecer o trabalho dos bombeiros.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar