Boletim hídrico aponta agravamento da estiagem no estado - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Agricultura, Comunidade - 21 Nov 2020 15:00

Boletim hídrico aponta agravamento da estiagem no estado

Por: Redação
Visualizações: 495
Boletim hídrico aponta agravamento da estiagem no estado (Foto: Juliano Arno/Tudo Sobre Xanxerê)

O 13º Boletim Hidrometeorológico do Estado divulgado nesta semana pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA), integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), apontou intenso agravamento da situação de estiagem em Santa Catarina, em especial entre a região do Oeste e Planalto Sul do Estado, onde ocorreram baixos volumes de precipitação em comparação com a média histórica.

Na análise da situação do abastecimento público, dos 295 municípios catarinenses, 143 permanecem em condição de normalidade; 83 em estado de atenção; 28 em alerta; e 25 em estado crítico frente a estiagem, ou seja, são 15 municípios a mais em relação ao boletim anterior.

No início do mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Xanxerê publicou o decreto nº 277/2020, que declara situação de emergência em razão da estiagem que está afetando o município, desde setembro.
De acordo com a Defesa Civil, as comunidades de Costa do Irani, Bom Jardim,  Perau das Flores, Invernadinha, São Paulo, Três Pontes, Barro Preto, Parmegiani e Sufiatti, continuam recebendo água.  A última chuva significativa registrada em Xanxerê, foi na quinta-feira (19).

- O volume de chuva registrado quinta-feira (19), em Xanxerê, foi de 22 milímetros. A chuva até o momento foi insignificante. Em relação a estiagem não teve mudança nenhuma. Para o plantio amenizou, mas não foi o suficiente – destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Luzzi.

(Foto: Defesa Civil)(Foto: Defesa Civil)

Tendência de poucas chuvas

Quanto à previsão do tempo, a expectativa para a próxima semana é de poucas chuvas, com volume superior na região centro-leste. Na semana seguinte espera-se chuva um pouco melhor distribuída e com volumes mais significativos. Contudo, essa chuva ainda não será suficiente para reverter a situação de deficit hídrico já estabelecido em todo o território.

No entanto, tendo em vista a condição hidrológica dos cursos d’água permanecendo com déficit hídrico, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada no Estado de Santa Catarina. Em virtude da ausência de uma maior distribuição e volume de chuvas, tende a aumentar o número de municípios em estado de atenção, alerta e crítico.

O estudo de monitoramento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica catarinense.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

*Com informações do Governo do estado

Por Juliano Arno


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar