WhatsApp
49 9 9964.1833
Bombeiros - 08 Jul 2017 11:29

Bombeiros de 12 estados concluem o curso de cinotécnico em Xanxerê

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 685
Bombeiros de 12 estados concluem o curso de cinotécnico em Xanxerê (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

Aconteceu na manhã deste sábado (8), no Batalhão dos Bombeiros de Xanxerê, a entrega da certificação de conclusão do curso de formação de cinotécnicos que ocorreu no Centro de Referência em Desastres Urbanos. Na oportunidade, 29 alunos de 12 estados fixaram as insígnias em seus trajes oficias. Aproveitando a solenidade, foi inaugurado o monumento na qual referencia a corporação como exemplo do trabalho voltado aos cães de resgate.

O curso, iniciado no dia 23 e com encerramento no dia de hoje, foi trabalhado com busca urbana, rural, restos mortais e em deslizamento. Segundo o comandante do Batalhão de Xanxerê, major Walter Parizotto, essa turma teve bastante diversidade de conhecimento, pois de todo Brasil pode repassar e aprender as técnicas que se dá com cães.

- Essa foi a turma mais heterogenia que se formou, gente de muitos estados, uma turma de pessoas com pouca experiência e isso é bom porque quem está começando a atividade o desenvolvimento é muito mais eficiente. E, o fato de ser uma turma grande, de muitos estados porque têm as peculiaridades de cada lugar, a experiência de cada um, então isso engrandece as atividades – comenta o comandante, ressaltando que o próximo curso acontecerá em novembro.

Cabo Shirley Santos Barros, do estado de Alagoas, participa pela primeira vez do curso em Xanxerê. Ela está acompanhada por outros dois alagoanos, sendo que outros dois oficias já realizaram o curso de formação há algum tempo. Segundo ela, um filhote da cachorra Malu, que é de Xanxerê, já está em treinamento em Alagoas para iniciar esse trabalho de busca por pessoas.

- Como eu já tinha conhecimento, porque andei pesquisando os locais e o major Parizotto é um dos pioneiros, então como eu já trabalhava como cachorreira, teve a necessidade de se especializar. Então eu vim fazer o curso de cinotécnico e superou as minhas expectativas – comenta.

Inauguração do monumento
O monumento feito por um artista de São Joaquim, e que custou R$ 5 mil, foi inaugurado hoje. A ideia, segundo o comandante, é formar uma pequena praça para que a comunidade usufrua como um momento de lazer.

- Eu estive em Washington e vi uma estátua de bronze que representa o Dia Internacional do Cão de Resgate e pensei em fazer algo semelhante para a cidade – finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar