WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Social - 10 Jul 2018 14:19

Cadete do Exército Brasileiro ministra palestra para alunos em Xanxerê

Por: Redação
Visualizações: 330
Cadete do Exército Brasileiro ministra palestra para alunos em Xanxerê (Foto: Francieli Corrêa/Tudo Sobre Xanxerê))

O Rotary Clube de Xanxerê promoveu, na manhã desta terça-feira (10), uma palestra com o tema “Minha Vida no Exército”, ministrada pelo cadete Narciso, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Rio de Janeiro. O jovem xanxerense, de 22 anos, aos 17 anos descobriu na carreira militar uma forma de realização pessoal e de contribuir com o país. Na reta final do curso de formação para oficial do exército da linha bélica, hoje, volta a Xanxerê para mostrar para os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Paul Harris como ingressar na vida militar e o que os espera dentro dela.

Maurício Narciso saiu de Xanxerê em 2014 para fazer cursinhos, já com o objetivo de entrar na academia. No inicio de 2015 foi para Campinas (SP) para iniciar no exército, e agora está no penúltimo ano do curso de formação para oficial. Segundo ele, é muito importante mostrar para os jovens que a carreira de um militar do Exército Brasileiro é uma boa opção tanto para homens quanto para mulheres.

- É muito gratificante poder trazer um plano de carreira, e apresentar uma nova opção de vida para esses alunos que se interessam por esta área. Eu não tive a oportunidade de conhecer através de palestras e precisei descobrir ao acaso. Optei pela carreira militar porque acho muito interessante a profissão, é uma profissão de ação, em que você realmente se doa pelo país e eu sempre quis fazer alguma coisa que ajudasse e fizesse diferença. Dentro das minhas aspirações, das minhas inclinações, sempre gostei de ação e achei que desta maneira eu iria conseguir tanto ajudar o meu país, quanto atender as minhas vontades pessoais – declarou Narciso.

Ainda segundo o cadete, a carreira é pouco divulgada no Sul do país e o fato de não existir um quartel na região distancia um pouco os jovens da profissão. Para ele, levar o conhecimento sobre a profissão para meninos e meninas pode despertar neles a vontade de segui-la.

O vice-prefeito de Xanxerê e membro do Rotary Club, Ivan Marques, afirma que é muito importante que os jovens conheçam a rotina e os caminhos para iniciar uma carreira como militar.

- É importante que a nossa juventude possa ver no Exército mais uma oportunidade de aprendizado. Através do Rotary Club de Xanxerê estamos trazendo um xanxerense, Maurício Narciso, para palestrar para os alunos da escola Paul Harris. Como gestor público, fico feliz de poder participar dessa aproximação entre a escola e o Exército Brasileiro – disse o vice-prefeito.

O pai do cadete Narciso, Mauro Narciso, acompanhou a palestra do filho e disse sentir muito orgulho da carreira que ele está construindo. O futuro oficial do Exército Brasileiro já inspirou o irmão mais novo, de 17 anos, a trilhar o mesmo caminho.

- Esta conversa com alunos é de fundamental importância, pois, como ele bem diz, a profissão de militar não é muito conhecida aqui na região e é importante que os jovens vejam isso como uma realidade. Que eles podem seguir essa carreira, que é brilhante e desempenha um papel fundamental na sociedade, além de ser um resgate de valores, como a ética, a probidade e o caráter - declarou o pai do cadete.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar