WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Política, Saúde - 10 Out 2017 08:36

Câmara de Vereadores apoia campanha contra o câncer de mama

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 204
Câmara de Vereadores apoia campanha contra o câncer de mama (Foto: Assessoria Câmara)

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê (RFCC), Rita Pezzali, usou a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Xanxerê nessa segunda-feira (9), para relatar sobre os trabalhos da entidade e destacou que em 2009 iniciou no município a campanha Outubro Rosa.

Citou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito de maneira preventiva anual a partir dos 40 anos e se houvesse política pública, significaria 95% de chance de cura, tratamento menos mutilante e melhor qualidade para essas mulheres.

Em Xanxerê a realidade não é diferente. A maioria das mulheres não consegue fazer a radiografia de rastreamento periodicamente recomendada, porque os recursos são escassos.

Emocionada, a Dra. Rita Pezzali agradeceu a mobilização deste mês, mas afirmou que isto é necessário o ano todo.

- Somos gratas a administração municipal que desde 2005 disponibiliza verba mensal a Rede Feminina a fim de auxiliar a manutenção de atividades de apoio às mulheres portadoras de câncer, com o objetivo de recuperar a sua autoestima e reintegra-las à sociedade. Mas precisa muito mais do que isso. Estou pedindo aos vereadores uma ajuda, que poderia ser parte do orçamento da Câmara no ano que vem, para auxiliar a prefeitura na realização dessas mamografias - afirmou a presidente.

O presidente da Câmara, Adriano De Martini agradeceu a vinda de toda equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, colocando o legislativo à disposição.

- Sabendo da importância do trabalho da Rede Feminina, entendo que é necessária uma atenção para se buscar atender este pleito, em especial, a demanda junto com o Executivo para continuar nesta luta da Rede Feminina de Combate ao Câncer - afirmou Adrianinho.

A vereadora Ivone Sirino apresentou em plenário, uma Moção de Congratulações à Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo nobre trabalho que realiza em Xanxerê, a qual foi subscrita e aprovada por unanimidade dos membros do Legislativo.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar