Hemosc de Chapecó faz coleta de sangue em Xanxerê na próxima terça-feira (19) - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Saúde - 17 Fev 2013 09:02

Hemosc de Chapecó faz coleta de sangue em Xanxerê na próxima terça-feira (19)

Por: Cristine Maraga
Visualizações: 2032

Cerca de 150 doadores voluntários de sangue devem se dirigir, nesta terça-feira (19), até o Centro Comunitário da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Xanxerê, onde o Hospital Regional São Paulo, em parceria com o Hemosc de Chapecó, realizam mais uma campanha de doação de sangue. A coleta irá acontecer até as 16h30min.

Conforme a coordenadora do Hemosc, Eliana Ribick, a expectativa é coletar mais de 100 bolsas de sangue durante o dia de campanha. Esta é a quarta vez que o Hemocentro vem a Xanxerê para fazer a coleta, no entanto, ainda não é suficiente para atender a demanda gerada pelo Hospital.

- Somente as coletas externas não dão conta de suprir o consumo do Hospital Regional São Paulo, que é altíssimo, por isso pedimos que a comunidade se organize e doe em Chapecó, diretamente no Hemosc. Não somente os doadores de Xanxerê, mas da região e que utilizam o serviço do hospital – comenta.

O gesto de cada doador é de extrema importância para que o banco de sangue esteja com estoque. Por ser referência na alta complexidade em cardiologia, o Hospital demanda de aproximadamente 300 bolsas de sangue todo o mês, para atender pacientes de toda a região.

A merendeira Claudete Vendrúscolo sabe da importância da doação e repete o gesto toda vez que tem campanha, há 10 anos. Começou quando freqüentava o hospital por causa de um problema de saúde com o marido e conta que nunca mais parou.


image


- Ajudar as pessoas é sempre melhor. Eu acompanhava o meu marido, pois ele precisava tirar sangue e comecei a doar, isso há 10 anos. Não vou parar nunca e pretendo ainda ser doadora de órgão. Já me informei como faço para doar medula- conta a doadora.

Em Xanxerê a próxima coleta de sangue está prevista para fevereiro de 2013.

- Essa é a última coleta do ano, por isso estamos orientando a população, as empresas para que organizem grupos para levar os doadores a Chapecó. Principalmente com a chegada do final de ano, dezembro e janeiro são nossa preocupação, pois há um esvaziamento nas cidades porque as pessoas viajam e um conseqüente inchaço nas estradas e os acidentes acontecem. É importante que a comunidade se programe para doar antes de viajar, pois nesse período aumenta ainda mais a demanda – reforça Eliana.

Hemosc de Chapecó faz coleta de sangue em Xanxerê na próxima terça-feira (19)

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar