Campanhas de vacinação contra poliomielite e multivacinação segue até sexta-feira (30) - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 27 Out 2020 14:10

Campanhas de vacinação contra poliomielite e multivacinação segue até sexta-feira (30)

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 559
Campanhas de vacinação contra poliomielite e multivacinação segue até sexta-feira (30) (Foto: Ascom)

Esta é a última semana das campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A data final para vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos dentro das campanhas é nesta sexta-feira (30). Até a última semana, Xanxerê havia conseguido vacinar 42,45% das 2.509 crianças que fazem parte do público-alvo da campanha contra a poliomielite. A meta é vacinar 95%.

Santa Catarina conseguiu metade do total de crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos que deveriam ser vacinadas contra a poliomielite. De uma população-alvo de 342.825 crianças, 168.825 compareceram às unidades de saúde para tomar a gotinha. A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que, na campanha, todas as crianças, independentemente da situação vacinal, devem ser vacinadas.

- A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite aos responsáveis para que levem seus filhos, sobrinhos, netos, que estão dentro da faixa etária da campanha, até as unidades de saúde para tomar a vacina, que é muito importante. Essa vacina imuniza e protege as crianças contra a poliomielite, essa doença que é muito grave – destaca a secretária. 

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Campanha de Multivacinação também segue até o dia 30
A atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos também continua até o dia 30 deste mês. Nesta campanha, não há uma meta numérica específica.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o principal objetivo é conseguir resgatar crianças e jovens que, por algum motivo, deixaram de tomar as doses indicadas no Calendário Básico de Vacinação e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Vacinas oferecidas durante a campanha:
As vacinas que estão sendo oferecidas durante a campanha são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente.
• Febre amarela
• Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
• dT (difteria e tétano)
• Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
• HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
• Poliomielite
• BCG (formas graves de tuberculose)
• Hepatite B
• Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
• Rotavírus (diarreia por rotavírus)
• Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
• Meningocócica C (doença meningocócica C)
• Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
• DTP (difteria, tétano e coqueluche)
• Hepatite A
• Varicela (catapora)

Em Xanxerê, a vacinação pode ser realizada nas Unidades de Saúde do Castelo Branco, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Sésamo, Vista Alegre e São Romero, onde há sala de vacina. O horário para a vacinação é das 7h45min às 11h15min e das 13h15min às 16h45min de segunda-feira a sexta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que apenas um membro da família poderá acompanhar a pessoa que será vacinada.

*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar