WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade - 10 Out 2017 07:44

Câncer, e agora?

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 224

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que estimula a participação da população em geral na luta contra o câncer. Para além dos aspectos de prevenção, identificação precoce e tratamento da doença, importante se falar também sobre os aspectos emocionais envolvidos quando a doença se instala.

Esta situação pode culminar em sofrimento psicológico, evidenciado através de sintomas de tristeza, ansiedade, manifestação de pensamentos de desesperança, sentimentos de medo e incerteza quanto ao futuro e insatisfação com a imagem corporal. 

A experiência com a doença oncológica é uma ruptura na vida das pessoas e pode trazer inúmeros questionamentos. Inicia-se um processo de rever a própria trajetória. Embora a medicina tenha avançado na identificação e tratamento das doenças, é somente quando esta encontra um corpo que produz sofrimento. As doenças podem ser iguais, o tratamento também, mas o sofrimento é único. Nestes momentos pode se tornar necessária a passagem pela elaboração do luto devido à perda da condição anterior.

Propaga-se a ideia de que mágoas, revoltas, traumas, podem resultar em câncer. De fato quando não conseguimos lidar com nossas questões emocionais, o nosso corpo pode nos dar um sinal de que tem alguma coisa que não está bem. Porém, temos que cuidar para não criar com isso a ideia que a pessoa tem que ser culpabilizada por estar doente, ou mesmo ter que sair dessa situação sozinha.

A família destaca-se como provedora de suporte emocional, assim como por vezes necessita assumir diversas responsabilidades envolvendo a vida do paciente, o que pode gerar sobrecarga ao próprio familiar.
Profissionais da área da saúde mental, também poderão acompanhar o paciente auxiliando-o a passar pelo processo.



Danieli Cristina Bonetti Marció
Atendimento de Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos (Psicoterapia de Orientação Psicanalítica).
Avaliação Psicológica
Edifício São Lucas. Rua Coronel Santos Marinho, 190, centro. Sala 304. Xanxerê-SC
Planos de Saúde: AGEMED – GEAP – FUPS – BRADESCO – MEDIASERVICE


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar