WhatsApp
49 9 9964.1833
Eleições 2014 - 31 Out 2014 08:44

Candidatos devem prestar contas de campanha até 4 de novembro

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1149

Até o dia 4 de novembro, próxima terça-feira, candidatos e partidos políticos, em conjunto com os seus respectivos comitês financeiros, se constituídos, devem prestar contas dos recursos arrecadados e gastos de campanhas nas eleições 2014 ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A prestação de contas é obrigatória e, além de proporcionar transparência às campanhas eleitorais, possibilita o controle efetivo por parte do TRE-SC, que verifica se foi cometido algum abuso ou irregularidade durante a campanha.

- A prestação de contas é uma importante fase do processo eleitoral, pois permite à Justiça Eleitoral avaliar a regularidade das fontes de financiamento das campanhas eleitorais e de seus gastos, coibindo eventuais abusos, ao mesmo tempo em que possibilita à sociedade conhecer quem são os doadores e fornecedores das campanhas eleitorais - explica Denise Goulart Schlickmann, coordenadora de Controle Interno do TRE-SC.

De acordo com Schlickmann, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos que deixarem de prestar contas até o dia 4 de novembro, intimando-os a fazê-lo no prazo de 72 horas.

- Se as contas forem julgadas como não prestadas pelo TRE-SC, o candidato ficará impedido de obter certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura, persistindo a restrição após esse período até que haja a efetiva prestação de contas. Para o partido político, a sanção é a perda do direito de receber novas quotas do Fundo Partidário - explica Denise.

O prazo para todos encerra-se no dia 4 de novembro, já que não há segundo turno no Estado e, caso houvesse, os candidatos ao governo deveriam prestar contas até no dia 25 de novembro, bem como os partidos a eles vinculados precisariam apresentar uma segunda prestação de contas. (Assessoria de Imprensa)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar