WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Natal, Religião - 10 Dez 2017 08:47

Católicos programam celebrações e encenação para o tempo de Natal

Por: Aline Tonello
Visualizações: 239
Católicos programam celebrações e encenação para o tempo de Natal (Fotos: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

Com a chegada do mês de dezembro, o chamado espírito natalino começa a tomar conta dos ambientes e também das ruas com toda a decoração característica da época. Ademais, o Natal é um tempo de reflexão, visto que a data comemora o nascimento de Jesus Cristo, que segundo a religião católica, nasceu para trazer a salvação para a humanidade.

Conforme o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê, Padre Claudir Meoti, não se pode esquecer do verdadeiro significado do Natal, que vai além do sentido comercial e de troca de presentes. É preciso cuidar também do lado espiritual.

- O Natal sempre é um momento muito especial na nossa vivência cristã porque é o momento em que celebramos a encarnação de Jesus, o filho amado do Pai, na humanidade, sempre lembrando que seu nascimento foi junto a singeleza da gruta de Belém, junto dos animais, por não José e Maria não terem sido acolhidos em nenhuma das casas de Jerusalém e também da redondeza. Essa é a segunda maior festa cristã, sendo que a maior é a Páscoa, onde é celebrada a ressureição e no Natal é celebrada a encarnação. Todos os anos esse tempo é envolvido por uma espiritualidade própria em que desperta mais os nossos corações para a solidariedade, a oração, para a vivência familiar, pois é um momento muito belo – comenta.

Para celebrar o Natal, são preparadas diversas celebrações para proporcionar esse momento de reflexão. Antes do 25 de dezembro a igreja celebra, nos quatro domingos antecedentes a data, o Advento, momento de preparação para receber o menino Jesus. E é durante essa preparação que o presépio é composto. A cada domingo é acolhido um elemento diferente, sendo encerrado esse ciclo com o nascimento de Jesus.

- Todas as comunidades estão percorrendo um caminho nesse tempo de advento, que é o tempo de preparação para o Natal. No primeiro domingo que já foi celebrado foi montada a gruta. No próximo domingo são acolhidos os animais. No terceiro domingo são acolhidos os Pastores e no quarto domingo são acolhidos José e Maria. Na noite da véspera de natal é acolhido o menino Jesus. É feita toda uma preparação para chegar à noite de Natal, não é algo que é feito de uma hora para outra. A proposta do presépio é um caminho espiritual – explica.

As celebrações do advento começaram no último domingo (3) e seguem até o domingo da véspera de Natal, dia 24. Por conta disso, no dia 24 a celebração das 8h30 na Igreja Matriz será do advento e às 19 horas haverá a celebração da véspera de Natal, com encenação do momento da chegada da família a Belém até o nascimento de Jesus.

Quantos as celebrações presididas por padres durante os dias 23 e 24 de dezembro elas irão acontecer nos bairros Vista Alegre e Veneza no sábado (23) e no domingo (24) a comunidade do Bairro Matinho irá receber um padre para celebrar a missa. Nas outras comunidades também haverá celebrações que serão presididas por ministros. Além da comunidade do centro, os bairros também organizam encenações para a celebração da véspera de natal. Na segunda-feira, dia 25 de dezembro haverá a missa de natal na Igreja Matriz às 8h30min.

- Convidamos todos para participar da vida da comunidade, especialmente nesse tempo de natal, onde há essa expectativa bonita de celebrar a vida de Jesus – finaliza o pároco.

Por Alessandra Villani

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar