WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Comunidade, Meio Ambiente, Rural - 05 Abr 2017 14:39

Causas da morte de peixes em riacho não são diagnosticadas em análise

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 753
Causas da morte de peixes em riacho não são diagnosticadas em análise (Foto: Divulgação)

A administração municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recebeu nesta semana o resultado da análise da água coletada de um riacho, na Linha Sede Roseira, interior do município, onde diversos peixes foram encontrados mortos.  O fato foi registrado no último dia seis de março. O laudo aponta a presença de coliforme totais e E.coli fora dos padrões para consumo humano. Assim, a água está imprópria para consumo sem prévio tratamento.


Relembre as notícias
Morador do interior encontra em riacho vários peixes mortos

Água possivelmente contaminada no interior é encaminhada para análise


De acordo com a explicação do engenheiro florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Janir de Oliveira Souza Junior, a coleta foi feita dias após a mortandade, em dois pontos diferentes do riacho.

- Pedimos 26 tipos de análises de agrotóxicos usados na região para verificar se havia a presença de contaminantes químico, além das análises básicas como coliforme totais e E.coli, pH, oxigênios, ferro dentre outras - salienta.

A conclusão é de que não houve nenhum tipo de contaminação por agrotóxico, tendo as 26 análises negativas.

- No entanto, apresentou coliforme totais e E.coli na água, fora dos padrões, o que deixa a água imprópria para consumo, sem o devido tratamento. Mas, deixamos claro, que esse tipo de contaminação é oriundo geralmente de fezes de animais como bovinos ou suínos e dificilmente este fator causaria a morte dos peixes - explica.

Pelas análises, não foi possível concluir as específicas causas da morte dos animais. Conforme o engenheiro, as hipóteses levantadas é que tenha ocorrido uma contaminação da água de forma pontual no tempo a qual não foi possível registrar posteriormente ou então, uma possível chuva transportou os peixes para o local e após a enxurrada a falta de oxigênio no pequeno trecho do rio resultou na morte dos peixes. (Assessoria)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar