WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Eventos, Geral, Social - 09 Mar 2018 14:13

Centro Integrado da Defesa Civil é inaugurado em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 533
Centro Integrado da Defesa Civil é inaugurado em Xanxerê (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

O Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Civil inaugurou na manhã desta sexta-feira (9) o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê, que está instalado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, às margens da BR-282. A solenidade contou com a presença de autoridades da região e do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

No Cigerd são nove módulos de ferro galvanizado e 160 metros quadros. A estrutura é autossuficiente, ou seja, se mantém em modo operacional diante da falta de energia elétrica. O espaço conta com sala de reunião e situação, sala da coordenação regional, garagem, depósito, banheiro e cozinha, além de contar com equipamentos modernos. O centro de Xanxerê atende a 20 municípios no Oeste por estar localizado estrategicamente e se integra ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis.

- Até 18 de maio, quando o centro de Florianópolis vai entrar em funcionamento, nós vamos entregar todos os demais centros regionais espalhados pelo Estado. É nessas locais que se passa a trabalhar a preparação dos municípios para que a gente saiba como reagir dentro de um cenário crítico, com políticas que visam minimizar o efeito em diversas áreas como saúde, segurança pública, agricultura. São diversas situações em que a comunidade é exposta a riscos como, por exemplo, uma epidemia do Aedes aegypti ou de origem animal como febre aftosa, e é preciso estar preparado. Todos esses processos são gestionados pelo estado por meio dos centros integrados, de forma que durante a crise o estado se organiza aqui para fazer o atendimento e, pôs crise, a reabilitação – explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Desde o ano passado, o Cigerd de Xanxerê já opera com rotina administrativa, além de receber reuniões com todos os envolvidos no processo. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, a estrutura trabalha em conjunto com as demais instituições para que se possa atender em uma situação de desastre, mas também para que se planeje e treine a comunidade como forma de prevenção e preparação.

- As reuniões com as instituições envolvidas serão de forma ordinária a cada três meses, e extraordinária em casos de necessidade. Nos próximos três meses já teremos a implementação dos planos de ação coordenada regional, porque o plano estadual contempla de forma mais ampla os protocolos de atendimentos e temos as particularidades regionais. Por exemplo, aqui temos aeroporto, presídio, rodovias federais e estaduais, e tudo isso oferece riscos que devem ser trabalhados e definidos planos de atuação em caso de um desastre – destaca Peri.

Ademir Gasparini, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), considerou que a instalação do Cigerd em Xanxerê é fundamental.

- Nós já vivemos um tornado em nosso município, sabemos a importância do trabalho de prevenção e o Cigerd tem papel importante seja no treinamento para enfrentar essas situações de desastres e também na prevenção e gestão dessas situações – comenta.

O Governo do Estado através da Defesa Civil está implantando outros 19 centros que são interligados com a base em Florianópolis. Eles estão estrategicamente distribuídos no Estado e sua abrangência é de acordo com as Associações de Municípios.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar