WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Comunidade, Economia, Negócios, Rural - 03 Abr 2017 08:03

Cerca de 3 mil toneladas do pinhão devem ser vendidas nesta colheita

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 473
Cerca de 3 mil toneladas do pinhão devem ser vendidas nesta colheita (Foto: Reprodução/RBS TV)

Os pinheiros de Araucária têm em média 15 metros de altura e, são deles que muitas famílias conseguem o sustento para viver o resto do ano. A temporada da colheita do pinhão em Santa Catarina foi aberta oficialmente no dia 1º de abril e deve seguir até o mês de julho. A expectativa para este ano é ter uma produção de aproximadamente 3 mil toneladas, mesmos números colhidos no ano passado. O preço do quilo pode ser vendido a R$ 3. Conforme o produtor Dirceu Macedo, morador da Serra catarinense, essa é a renda anual da família.

- É juntar o dinheiro para passar o ano, porque outra renda não tem, é só o pinhão – comenta o produtor à RBS Notícias.

Em Santa Catarina, a colheita iniciou no último sábado (1º), uma vez que garante a alimentação de animais silvestres como a gralha azul e a cutia, que ajudam na proteção das araucárias. Conforme a RBS TV, esses animais deixam as sementes por onde passam que geram outras araucárias, árvores ameaçadas de extinção.

A fiscalização da Polícia Militar Ambiental tem sido intensa nas propriedades rurais da Serra, onde está a maioria dos produtores de pinhão do estado.

Em Xanxerê, desde a liberação da venda, já é possível encontrar vendedores ambulantes nas ruas vendendo a semente.


Apreensões
Antes mesmo da liberação da colheita, a polícia tem pegado alguns flagrantes, como em Painel, na Serra, onde foram apreendidos 96 quilos de pinhão. Outros 18 quilos de pinhão estavam sendo vendidos em Lages, e seis toneladas da semente em Florianópolis.

No interior de Passos Maia, no último domingo (2), a polícia deteve três homens e apreendeu sacas do pinhão que haviam sido furtados de uma propriedade.

(Com informações G1/SC)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar