Chegada do verão aumenta problema de falta de água - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral, Verão - 27 Dez 2018 11:41

Chegada do verão aumenta problema de falta de água

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 333
Chegada do verão aumenta problema de falta de água (Foto: Casan)

Com o aumento das temperaturas, o consumo de água costuma dobrar e até triplicar em algumas residências, seja para se refrescar, se hidratar, ou, como é costume aqui na região, para lavar as casas e telhados. No entanto, essas práticas que levam a um consumo maior, unidas ao período de seca que vivenciamos nos últimos dias e ao grande número de vazamentos na rede de distribuição, faz com que os xanxerenses enfrentem problemas com a constante falda d’água, principalmente nos últimos meses do ano.

Segundo a chefe da agência da Casan de Xanxerê, Ângela Chinato, neste ano o problema da falta de água foi maior do que no ano passado e as áreas mais altas foram as mais afetadas. No entanto, ela afirma que o consumo já diminuiu e o período mais crítico já passou. O que quer dizer que no feriado de Ano Novo a população não deve passar por situação semelhante a que aconteceu na véspera de Natal, quando uma adutora se rompeu e prejudicou o abastecimento em vários bairros da cidade.

- Tivemos vários problemas de falta de água, não se pode dizer que já estamos atendendo 100%, porque a demanda também aumentou muito no final do ano e foram vários vazamentos. Mas temos feito esses consertos - hoje mesmo encontramos um vazamento e já estamos consertando, então, se o pessoal ficar sem água vai ser por duas ou no máximo três horas. Quando o vazamento é visível, o retorno acontece em no máximo três horas, mas quando temos que ficar procurando demora mais. Há uns dias tivemos até que fazer rodízio, liberar a água para um lado e depois para outro, para poder atender todo mundo. Não conseguimos passar um Natal mais tranquilo, mas estamos fazendo de tudo para que neste final e ano não aconteça o que aconteceu na véspera de Natal – declarou a chefe da agência.

Ainda de acordo com Chinato, essas situações não são previsíveis e a equipe continua trabalhando na procura de outros vazamentos, que possivelmente ainda existem. Ela também alerta para importância de ter um reservatório em casa, para evitar ser surpreendido e ficar totalmente sem água.

- A grande maioria das pessoas que tem um reservatório razoável, não sente falta d’água, porque mesmo não estando recebendo a água 24h por dia, como deveria e como é a nossa intenção, vai ter água até o fornecimento voltar – disse.

Ela explica que não há um tempo estimado para realizar os consertos. Alguns podem ser resolvidos em duas horas ou pouco mais, enquanto que outros exigem mais de um dia de trabalho. Vai depender da localização e da profundidade do vazamento e também deste ser localizado.

Segundo a Casan, a população deve avisar sempre que perceber algum problema, seja vazamento - mesmo que não tenha certeza se pertence à rede da agência - ou mesmo quando estiver recebendo água suja, que segundo Chinato é uma consequência de quando um conserto é realizado.

- É melhor a gente ir e não achar nada ou não ser um vazamento nosso do que ficarmos esperando ou de repente um fica esperando o outro avisar e ninguém avisar a Casan. A extensão da rede é grande e nós não temos como passar diariamente, às vezes demora até ficarmos sabendo – declarou.

A população pode entrar em contato com a Casan através do telefone (49) 3433-0190 para relatar problemas com o fornecimento de água ou avisar sobre vazamentos. Até a metade do ano de 2019 a rede deve passar por ampliações, que vão ajudar a suprir a demanda, segundo informou Chinato.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar