WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Social - 26 Jul 2017 09:42

Clube Sete vai ganhar livro em homenagem aos 60 anos de história

Por: Aline Tonello
Visualizações: 526
Clube Sete vai ganhar livro em homenagem aos 60 anos de história (Foto: Clube Sete de Setembro)

Um livro contando a história do Clube Sete de Setembro está sendo produzido e será lançado no ano que vem, quando a instituição vai completar 60 anos de sua fundação em Xanxerê. O material vai falar sobre a trajetória desde a criação, em 1958, passando pela unificação com a Associação 14 de Julho, a situação atual e os projetos para o futuro.

À frente do projeto está o atual presidente Carlos Colatto e diretoria. O responsável por juntar os depoimentos e encaixar todos os acontecimentos na linha do tempo é o escritor Neri de Paula, que tem contribuído com a cultura do município produzindo os livros de Honorino Bortoluzzi, Ivo Zolet e Linda Ferronato.

-  A história do Clube Sete se confunde com a história de Xanxerê, porque o município foi emancipado em 1954 e em 1958 fundou-se o Clube. Estamos fazendo um trabalho minucioso e difícil porque temos que entrar em contato com ex-presidentes e familiares daqueles que já se foram para mapear toda a história. Muita coisa mais antiga se perdeu, então os depoimentos vão ser muito importantes para poder contar essa história. Então estamos buscando tudo isso para trazer para o livro que vai ser parte integrante da história e da cultura de Xanxerê – afirma Colatto.

O evento de lançamento do livro ainda não foi marcado, mas deve ocorrer próximo à data em que o Clube completa 60 anos, no dia 7 de setembro de 2018. Atualmente são mais de 1,5 mil sócios que, em breve, vão poder contar com mais uma novidade na sede campestre, localizada no Bairro Jardim Tarumã.

- O Clube Sete teve altos e baixos como qualquer sociedade, mas hoje vive em um patamar muito bom pela estrutura que tem e pelo que ainda será feito. O importante é que temos gente nova interessada pelo clube, os sócios têm vontade de que cresça e seja sempre melhor e nós, que estamos na presidência pela terceira vez, estamos gratos e satisfeitos pelo envolvimento da sociedade. Eu queria que a minha diretoria pudesse iniciar a construção do centro de eventos, mas em função da crise isso não está sendo possível. O centro de eventos já é uma realidade, já está tudo encaminhado e autorizado e só precisamos vender o terreno no centro para conseguir os recursos para dar início e poder concluir a obra, e esperamos que isso aconteça na próxima gestão – comenta.

Quem tiver informações ou registros da história do Clube Sete pode entrar em contato pelo site ou pelos telefones 49 3433-0991/3433-5235 e contribuir com a construção do livro.

(Foto: Clube Sete de Setembro)(Foto: Clube Sete de Setembro)

O Clube
O Clube Sete de Setembro de Xanxerê foi fundado por um grupo de amantes do esporte, da cultura e do lazer. No dia 4 de junho de 1972 foi aprovado o novo Estatuto com o lema “Unidos lutaremos pelo bem-estar moral, cívico, cultural e social do Clube 7 de Setembro”. Em 1985, sob a presidência de Elidio Trizotto, foi unificado ao Clube 7 a associação chamada 14 de Julho, fazendo com que, a partir daquele ano, a sede campestre ficasse assim denominada “Sede Campestre 14 de Julho do Clube Cultural Recreativo e Esportivo 7 de Setembro”.

O Clube hoje possui um escritório, localizado no Classic Center, na Rua Fidêncio de Souza Melo e a sede campestre, situada na Rua Dirceu Giordani, no Bairro Jardim Tarumã. Já passaram pela diretoria os seguintes presidentes: Roberto Machado, Osvino Petry, Higino Bortolon, Vilson Dalazen, Valério Deola, Reneli Tacca, Reinaldo Dela Piccolla, José Santo Dal Bello, Ivalino Martarello, Edilson Palavro, Manoel Machado, Vilmar Gabiatti, Laudir Martarello, Nereu Vacaro, Juraci Zuwicker Diamantino Roman, Atilio Guinzelli, Etore Zocoli, João Della Picolla Neto, Valter Balbinot, Francisco Ferronatto, Elidio Trizotto, Jandir Pasqualli, Darci Balbinot, Elvio Bordignon, Carlos A. Colatto, Vilson Arno e Sergio Casagranda.

Parque das Orquídeas
Neste ano a diretoria deu largada ao projeto do Parque das Orquídeas. Com doações de entidades e da comunidade, já foram plantadas mais de 1,5 mil flores nas árvores da sede campestre do Clube e, a expectativa, é que o número chegue a 5 mil plantas.

Relembre a matéria:
- Entidades, estudantes e sócios plantam orquídeas no Clube 7

Outro projeto a ser posto em prática em breve é a denominação científica e popular de cada árvore do bosque. O trabalho vai ser feito em parceria com o curso de Engenharia Florestal da Unoesc de Xanxerê.

(Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)(Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar