Colaboradoras do HRSP participam de Mostra da Política Nacional de Humanização de SC - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 28 Nov 2012 08:09

Colaboradoras do HRSP participam de Mostra da Política Nacional de Humanização de SC

Por: Leticia Faria
Visualizações: 764

A Gerente de Atendimento do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê,Mariclaudia Rampazzo, participou na última semana, juntamente com a Assistente Social Dinéia Marquesi da I Mostra da PNH - Política Nacional de Humanização do Estado de Santa Catarina. O evento foi promovido pelo Colegiado Gestor de Humanização de Santa Catarina e aconteceu na Escola de Formação em Saúde no município de São José.

A primeira mostra de PNH teve como foco principal, integrar o planejamento das ações do Colegiado Gestor de Humanização e ampliar as experiências e práticas relacionadas à PNH em todo o estado.

De acordo com a Gerente Mariclaudia, a participação do HRSP no evento, foi deextrema importância para socializar as ações de humanização que vem sendo realizadas no ambiente hospitalar.

- Neste espaço pudemos apresentar nossas ações, demostrando que humanizar o atendimento na saúde é necessário e urgente. Assistir, cuidar, tomar conta, responder às necessidades de um doente considerando o seu total, uma pessoa constituída de seu corpo material, mente, espirito/alma. Mostramos que as necessidades de afetividade, de sensibilidade e de expressar as emoções aumentam na dor e no sofrimento, o que implica em humanizar todo o ambiente físico, estrutural e tecnológico bem como a necessidade de contribuição de todas as categorias profissionais que atuam no hospital podendo assim, atender em todos as expectativas, necessidades e desejos o nosso usuário para tornar menos pesada a dor física e o sofrimento psicológico - ressaltou.

Para a Assistente Social do HRSP, Dinéia Marquesi, a participação no evento, fomentou ainda mais, a importância de realizar tais ações.

- Com esta participação, pudemos visualizar a importância que tem este trabalho, e também evidenciar as ações que estão sendo realizadas na Atenção Básica e em hospitais de diversos municípios do Estado, no que se refere à humanização no atendimento aos usuários. Durante o evento, também foi realizado um mapeamento dos municípios presentes e as ações desenvolvidas, sendo que na região Oeste, somente em Xanxerê são realizados trabalhos neste sentido, visualizando os princípios da Política Nacional de Humanização - lembrou.

Dinéia ressaltou ainda que a participação trouxe novas experiências que posteriormente, podem ser implementadas no HRSP.

- Outro ponto relevante na I Mostra de humanização do Estado, é que foi possível trocar experiências e conhecer várias propostas a serem pensadas para a nossa região, adequando-se às questões sociais eminentes atendidas no Hospital Regional São Paulo - assinalou a Assistente.

O Hospital Regional São Paulo foi o único hospital do Oeste que teve representatividade no evento.

Colaboradoras do HRSP participam de Mostra da Política Nacional de Humanização de SC

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar